Equipe Gazeta do Cerrado
Dias após os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado aprovarem por unanimidade um pedido para que o governador do Tocantins, Mauro Carlesse (PHS), afaste o prefeito de Ponte Alta do Bom Jesus, Yaporã da Fonseca Milhomem (PV), do cargo, ainda não há definição se isso será feito.
Eles querem que o Palácio Araguaia decrete intervenção estadual na cidade mas a assessoria de Carlesse informou à Gazeta que o assunto ainda está em fase de análise.
“Sobre a intervenção em Ponte Alta, o Governo está estudando/analisando técnicamente a recomendação do TCE. Após o fim desta análise vai ser tomada uma decisão”, informou à Gazeta.
O pedido foi votado após o procurador-geral de contas, Zailon Miranda Labre Rodrigues, e o procurador de contas Oziel Pereira dos Santos apresentarem um requerimento. Eles afirmam que o prefeito não apresenta as contas da cidade ou informa quais contratos e licitações são realizados desde que assumiu o mandato. Ele também não estaria atualizando o portal da transparência.
De acordo com o requerimento, o problema começou em 2017, quando Yaporã Milhomem assumiu o cargo. Também foram solicitadas inspeções mensais no Portal da Transparência e a aplicação de multa.
O prefeito de Ponte Alta do Bom Jesus, Yaporã Milhomem, não se manifestou a respeito. Na prefeitura, nenhum servidor quis se manifestar
____________________________________________________________________