No primeiro dia da Campanha de Vacinação contra a Influenza, nesta quarta, 10, a movimentação nos Centros de Saúde da Comunidade em Palmas foi tranquila. A campanha segue até o dia 31 de maio, sendo que o Dia D será no dia 04 de maio. As 32 salas de vacinas funcionam das 8 às 17 horas e para vacinar é necessário apresentar os cartões de vacina e do Sistema Único de Saúde (SUS).
A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 100% das 65 mil pessoas que correspondem ao público alvo composto pelos seguintes grupos prioritários: idosos com mais de 60 anos; crianças de seis meses até seis anos incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias de idade); gestantes; mulheres que tiveram um filho nos últimos 45 dias (puérperas); trabalhadores da área da saúde; professores de escolas públicas e privadas; povos indígenas; pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Quem não perdeu tempo e procurou o CSC Valéria Martins (Arse 122) logo cedo foi a técnica em enfermagem Neibe Pereira dos Santos, que levou o filho Pedro Felipe de 4 anos para vacinar. “O cartão de vacinas dele é completo, não perco uma vacina porque acredito que a imunização é muito importante para mantê-lo livre de doenças, gripe principalmente, e eu fico mais tranquila. Quando a criança não é vacinada, o corpinho dela está mais aberto a doenças”, afirma.
Raflésia Firmino Martins, mãe da pequena Isabelle de 3 anos, também foi à unidade logo cedo. “A vacina é importante para a saúde dela, para ela não pegar gripe. ‘Vacino ela’ todos os anos e vejo que a vacina aumenta a imunidade dela contra essa doença”, ressalta.
O casal de idosos, Elias Francisco dos Santos, 71 anos, e Alzira Garcia Dantas, 72 anos, contam que dificilmente contraem uma gripe forte. “Desde que criaram essa vacina para os idosos, todo ano a gente está aqui e percebo que ficamos mais imunes, quase não gripamos”, afirma o aposentado.
De acordo com técnica Irene Rosa, responsável pela sala de vacinas do CSC Valéria Martins, só nas três primeiras horas de campanha, cerca 20 pessoas já haviam sido imunizadas.
A vacina protege contra os subtipos dos vírus influenza: H1N1, H3N2 e B. Para otimizar a vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde definiu o seguinte calendário: do dia 10 a 22 de abril serão vacinadas crianças e gestantes, e após esse período os demais grupos prioritários.
Compreende-se por doenças crônicas e condições especiais, os seguintes casos: doenças respiratórias crônicas (asma, DPOC, fibrose cística…), doenças cardíacas crônicas (hipertensão, insuficiência cardíaca…), doenças neurológicas crônicas, doenças hepáticas crônicas, doenças renais crônicas, diabetes, obesidade, imunossupressão (indivíduos que estão com o sistema imune abalado por doenças ou medicamentos), trissomias (síndromes de Down, de Klinefelter, de Wakany…), transplantes (órgãos sólidos e medula óssea).
Locais de Vacinação
Região Norte
– CSC José Luiz Otaviani (Arno 33)
– CSC Arno 41
– CSC Arno 42
– CSC Arno 44
– CSC Arno 61
– CSC Arno 71
– CSC Arne 53
– CSC Arne 64
Região Central
– CSC Arse 13
– CSC Loiane Moreno (Arse 24)
– CSC Arse 75
– CSC Arse 82
– CSC Satilo Alves (Arse 101)
– CSC Valéria Martins (Arse 122)
– CSC Arse 131
– CSC Francisco Júnior (Arso 41)
– CSC Arso 111
Região Sul
– CSC Eugênio Pinheiro (Jd. Aureny I)
– CSC Jardim Aureny II
– CSC Liberdade (Jd. Aureny III)
– CSC Laurides Lima (Jd. Aureny III)
– CSC José Lucio (Lago Sul)
-CSC Alto Bonito (Jd. Aureny IV)
– CSC Novo Horizonte (Jd. Aureny IV)
– CSC Jardim Taquari
– CSC Santa Bárbara
– CSC Bela Vista
– CSC José Hermes Damaso (Setor Sul)
– CSC Morada do Sol
– CSC Santa Fé
– CSC Walter Pereira Morato (Taquaruçu)
– CSC Mariazinha (Buritirana)
_______________________________________________________________________