A bebê que foi encontrada dentro de um saco de cimento, em um lixão de Formoso do Araguaia, recebeu alta hospitalar neste sábado (13). A recém-nascida, chamada de Vitória, foi levada para a casa da família biológica. Um dos tios da criança disse que a irmã confessou que abandonou a filha e que vai se apresentar à polícia.

O médico que fez os primeiros socorros na criança informou que a bebê chegou no hospital com quadro de desidratação e hipotermia. “Se ela passasse a noite lá no lixão, com certeza a sobrevida dela era mínima. Praticamente nenhuma”, disse Antônio dos Santos.

Após sair do hospital, a criança foi levada para a casa de um parente da avó da bebê. Eles são os familiares mais próximos com condições de cuidar de Vitória. “É uma experiência que a gente não tem, mas de pouquinho a gente vai aprendendo as coisas”, disse a dona de casa Mirian Aves, que cuida da menina.

Regildo da Silva, irmão da mãe da bebê, acredita que a irmã teve ajuda para abandonar a filha. “Tem que investigar bem. Tem mais alguém envolvido nisso. Não é só ela”, disse.

O Conselho Tutelar informou que vai supervisionar os cuidados até que a Justiça defina quem ficará com a guarda definitiva da menina.

O caso

morador Paulo César Alves, de 40 anos, encontrou a criança no fim da tarde desta sexta-feira (12), quando estava caminhando na região. Ele informou que viu algo se mexendo dentro de um saco de cimento e foi ver o que era. O local é usado pelos moradores para descarte de lixo.

“Eu vi o saco se mexendo, quando vi a criança estava lá dentro, sem roupa. Ela não estava chorando. Eu fiquei tremendo, emocionado, quase desmaiei porque nunca tinha visto uma coisa dessas na minha vida. Esperamos a PM e a ambulância do hospital, como não chegaram, fomos direto para o hospital”.