Nesta terça-feira, 16, comerciantes e donos de pousadas na região do rio Azuis foram até a sede do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), em Palmas tentar um acordo para desinterditar o turismo no local.
Rio Azuis
A atração turística fica em Aurora do Tocantins, no sudeste do estado, e é uma das mais visitadas no estado. O rio é um dos menores do mundo e o ecossistema é considerado delicado.
Comércio
Ao todo, cinco restaurantes e pousadas também foram interditados e quatro obras em andamento estão embargadas. O Naturatins apontou que nenhum dos comerciantes tinha licença ambiental e, além disso, foram encontradas construções irregulares e até criação de porcos na margem da água.
O Naturatins afirmou que tinha notificado sobre as irregularidades, mas os problemas não foram regularizados. Por outro lado, os comerciantes afirmam que a proibição do turismo no local vai prejudicar muitas famílias que dependem do negócio para sobreviver.
“Causou um impacto muito grande no comércio e a gente sabe que todo mundo precisa daquilo ali. A gente vive daquilo e a associação montou um projeto para construção de banheiros públicos. A associação se compromete a realizar todas as atividades cabíveis que o órgão competente cobrou da gente”, afirmou Domingas de Sousa.
Nas redes sociais, moradores comentaram a interdição e relataram que as pousadas estão cancelando reservas que já estavam fechadas para a Semana Santa. “A gente tem família. Eu tenho filho na faculdade e precisamos daquele sustento”, afirmou a comerciante Deusita Ribeiro.
O acordo proposto pelos comerciantes agora será analisado pelo Instituto. “A equipe técnica está avaliando a viabilidade de celebração desse acordo. Nesse termo de compromisso serão estabelecidos prazos, algumas exigências de situações que devem ser corrigidas para que o empreendimento volte a funcionar”, afirmou o diretor do Naturatins, Eliandro Gualberto.
Entenda
O rio Azuis foi interditado para banho pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) após uma fiscalização encontrar diversos problemas ambientais no local. A atração turística fica em Aurora do Tocantins, no sudeste do estado, e é uma das mais visitadas da região. Cinco restaurante e pousadas também foram interditados e quatro obras em andamento estão embargadas.
Uma barragem irregular também foi encontrada pelos fiscais. De acordo com o instituto, nenhum dos proprietários locais tinha autorização ou licença para o funcionamento dos empreendimentos.
O Naturatins destacou que as operações de fiscalização para coibir crimes ambientais são contínuas e não tem restrição de data especial. Disse ainda que recebeu diversas denúncias sobre as irregularidades no local. Não há prazo para o fim das interdições no rio.
Não é a primeira vez que uma situação do tipo é constatada no local. Em 2017, uma vistoria encontrou construções irregulares, lixo em local inadequado, desmatamento e até movimento de caminhões próximo à nascente.
*Com informações do G1 Tocantins