Experienciar e compreender os produtos turísticos da região de Taquaruçu e Taquaruçu Grande, que envolveram atrativos de vivência cultural, hospedagem, artesanato, cachoeiras, restaurantes e atividades radicais, foi o objetivo da fase de roteiro teste para as agências receptivas locais, realizado pelo projeto Turístico de Estruturação da região da Bacia de Taquaruçu.
O roteiro teste aconteceu em dois dias, sendo eles dia 16, terça, e 17, quarta, e contou com a participação de diversos profissionais e empreendedores da região que estão desde o começo do projeto se capacitando, para que as agências locais de Palmas que são atendidas pelo projeto pudessem vivenciar esses produtos e fortalecer seus negócios e parcerias.
O primeiro encontro do dia 16, quarta, foi realizado em Taquaruçu, e começou com a degustação do buriti na tigela com frutas, na Padaria Pães e Delícias, logo depois o grupo de empreendedores foi ao atrativo Pote de Ouro vivenciar e entender como funciona uma olaria.
Wanderley Batista, um dos sócios do empreendimento Pote de Ouro, contou a importância de fazer parte do projeto. “Muito gratificante nosso empreendimento ter aderido a este projeto, como nosso segmento é voltado ao turismo de vivência, aqui no Pote de Ouro trabalhamos com artesanato, principalmente com objetos de cerâmicas. O nosso propósito é fazer com que o turista possa conhecer o dia a dia de uma olaria, mostrando o processo de curetagem da argila, até a finalização da peça, “explica.
Em seguida o grupo partiu para o reconhecimento das cachoeiras da Roncadeira e da Fazenda Ecológica. E depois para os restaurantes Café da Mata e Tempero Goiano para saborear a gastronomia local da região.
No período da tarde, os empreendedores visitaram o Centro de Atendimento ao Turista, Loja Tudo Daqui e Casa do Artesão para conhecerem as artesãs que criam peças que vão de bordados, bolsas, utensílios para cozinha, peças ornamentais, colares, brincos, bonecas, flores, entre outros. As peças são produzidas com produtos típicos da região, como palha de milho, bucha, cabaça, fibra de banana, capim dourado, jatobá, babaçu.
Uma das atividades que fazem parte do projeto é atividade tirolesa, conhecida como a maior da região norte. Segundo a representante da Agência Pontal Tour, Soranne Alves de Moura chegar à fase de experimentação do roteiro turístico de Taquaruçu é a concretização de pôr em prática os conhecimentos que os empreendedores adquiriram ao longo do processo. “Estamos vivendo um novo momento que é a revitalização do turismo, hoje podemos proporcionar ao turista não só o Jalapão, mas também Taquaruçu, que tem a mesma potencialidade de oportunizar diversas atrações aos turistas, como cachoeiras, esporte radical, gastronomias entre outros”.
Outra atração que estava no roteiro do primeiro dia que o grupo conheceu em Taquaruçu foi o turismo de vivência, na Aldeia Taboka Grande, que permitirá ao turista fazer a trilha do Salvador e apreciar o pôr do sol na Pedra Pedro Paulo, depois conhecer a história e a cultura de transformação da Aldeia. O primeiro dia do roteiro teste foi finalizado na Vila dos Sabores com experimentação da gastronomia local.
Já o segundo dia de atividades do foi realizado na região de Taquaruçu Grande, iniciado logo cedo com um café da manhã na Estância Marina, onde os integrantes foram recepcionados com um dos produtos locais, o Café da Serra com Trilha, um café da manhã com ingredientes locais, e bem reforçado para garantir a subida até os paredões da serra, que garantiu um visual deslumbrante, recompensando assim todo o esforço. “Aqui começa uma nova etapa do nosso projeto, estamos quase prontos para alavancar de vez. Falta pouco, e a experiência de hoje nos deixou mais confiantes”, disse a empreendedora Libania Bucar.
O empreendedor Gilson Rocha, um dos mais recentes a aderir ao projeto, com um empreendimento chamado Chácara Garra, que possui quatro belíssimas cachoeiras, espaço para almoço e um projeto futuro de Banho na Floresta, que se trata de um procedimento de cura, que será o primeiro do tipo na região Norte. “Estou há um ano trabalhando com o turismo aqui, e a parceria com a Agtur e Sebrae foram fundamentais, pois não é fácil trabalhar sozinho, pois tem muito a ser feito, mas essa parceria nos anima e nos fortalece a melhorar mais a cada dia”, disse Rocha.
Na região de Taquaruçu Grande também foram visitados os empreendimentos Célia´s Restaurante e Estância Machado, e reconhecimento da Chácara Parque Aventura e Cia e da Pousada Matuoca.
A consultora Tatiana Fernandez destacou que nesta fase do projeto foi o momento das agências locais que são atendidas pelo projeto conhecerem e vivenciarem os produtos da região, para depois fortalecerem seus negócios e parcerias. “Tivemos todo o processo de qualificação, para eles se adequarem ou ajustarem seus serviços, sucessivamente eles passaram por uma rodada local onde os mesmos negociaram entre si as suas tarifas promocionais. Finalmente eles fizeram o teste para vivenciar toda essa oferta, para futuramente vender com muito mais efetividade, ” destaca a consultora.
Para o presidente da Agtur, Eudes Assis, este é um grande momento de celebração, onde sonhos estão sendo realizados, e Palmas caminha para ser um grande destino turístico do Brasil. “Visitando todos estes empreendimentos, é que nos damos conta de tudo que temos para oferecer aos nossos turistas, o que antes era apenas um sonho, e com muito trabalho e parcerias, hoje temos produtos para nos lançarmos como um grande destino turístico, e Taquaruçu será a nossa vitrine”, finaliza o gestor.
fonte: assessoria AGTUR