Maju Cotrim
O clima para as eleições municipais em Araguaína está em fogo brando. Pelo menos seis nomes são cotados como pré-candidatos. O caminho para construir a candidatura depende de vários outros fatores e muita água ainda vai passar por debaixo dessa ponte até as convenções do próximo ano. Até la, muita conversa, bastidores, aproximações, distanciamentos e tantos outros movimentos decisivos.
O atual prefeito, Ronaldo Dimas, tem, segundo aliados, boa aprovação na cidade e tem como um dos nomes para a sucessão, seu Chefe de gabinete , Wagner Rodrigues que está no comando do PTB no Tocantins.
Também estão cotados o vereador Marcus Marcelo, o deputado Elenil da Penha do MDB e ainda o deputado federal, Célio Moura do PT como uma alternativa da legenda que faz questão de lançar um nome.
O ex-deputado César Halum é outro nome cotado para a disputa e já é defendido por alguns. Atualmente ele é secretário Estadual de Agricultura.
A Associação Comercial de Araguaína – Aciara também discute tentar lançar um nome ligado á classe empresarial.
Outro nome citado e o do Jornalista e Advogado, Arnaldo Filho, proprietário e Editor-Chefe do Portal AF Notícias, o maior da região norte. Procurado pela Gazeta, ele revelou que foi procurado por um partido mas que sua prioridade é o trabalho de Jornalismo comunitário que faz no seu veículo há quase 10 anos. Ele não tem nenhuma filiação partidária e já atuou em dezenas de ações na justiça contra salários e outras questões polêmicas envolvendo recursos públicos. Arnaldo é o único nome citado nos bastidores que não é político tradicional na cidade.
Fator Dimas
O atual prefeito está no seu segundo mandato na cidade e teria pretensões para governo em 2022, segundo as cotações de bastidores. Em entrevista á Gazeta recentemente ele reclamou e deu sinal de que a relação com o governo estadual não ia tão bem assim.Embora Wagner seja o mais falado, há quem alimente a esperança que ele apoie Marcus Marcelo.
Lados políticos
O grupo do governo que tem o secretário César Halum, a líder do governo, deputada Valderez Castelo Branco e o também secretário Lázaro Botelho que é ex-deputado. Estão ainda no grupo os deputados Olyntho Neto (PSDB) e Issam Saado (PV). A grande dúvida é se no próximo ano o grupo se manterá unido.
Jorge Frederico é considerado uma espécie de linha de meio e também tem seu grupo em Araguaína e já chegou a falar varias vezes na possibilidade de tentar disputar.
_______________________________________________________________________