Os deputados federais Professora Dorinha e Vicentinho Alves apresentaram ofício em nome dos reitores da UFT e IFTO com as demandas e mostrando como os cortes  orçamentários vão impactar no funcionamento das instituições.

Eles estiveram no Palácio do Planalto, com o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, para solicitar uma audiência da Bancada Federal do Tocantins com o Ministro da Educação, Abraham Weintraub.
 A audiência que visa discutir sobre o contingenciamento dos recursos destinados às universidades públicas contará com a participação dos reitores da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Luis Eduardo Bovolato e do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Antônio da Luz Júnior.

Eles pediram a revisão da decisão do contingenciamento. A deputada Dorinha acredita que com o esforço dos parlamentares é possível reverter o quadro.

“Minha preocupação não é de agora, sempre acompanhei os projetos da UFT e o IFTO e tenho participado do processo de expansão das instituições. Grande parte dos meus recursos de emendas e captação de recursos junto aos ministérios são direcionados para a UFT e o IFTO. Nesse momento estou atuando em todas as frentes para garantir a revisão desses cortes. Nós precisamos dar condições para que as universidades não só mantenham, mas também ampliem seu trabalho”, disse a deputada.

O ministro da Educação, estará na Câmara Federal nesta quarta-feira, 15, em plenário.

O deputado federal Vicentinho Júnior frisou que “os cortes no orçamento da União não podem inviabilizar o dia a dia dos alunos tocantinenses. Queremos conversar com o Ministro para expor as demandas da educação e debatermos a importância dos recursos para as instituições”, disse.
O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, segundo a assessoria de Vicentinho Júnior, se comprometeu a viabilizar a agenda dos parlamentares tocantinenses com o ministro Abraham Weintraub.
A movimentação dos deputados acontece nas vésperas de mobilização contra os cortes no Tocantins.