Em busca de alternativas para melhorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de  Saúde  (SUS) no Tocantins, o governador Marcelo Miranda recebeu na tarde desta sexta-feira, 13, o ministro da Saúde, Ricardo Barros. Em Palmas, entre os compromissos, visitaram unidades de Saúde, como o Hospital Geral de Palmas (HGP), inauguraram a nova sede do Serviço de Verificação de Óbito (SVO) e uma unidade básica de saúde. No Palácio Araguaia, ministro e governador participaram de audiência com gestores municipais, com foco na gestão da saúde.
No HGP, acompanhados do secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, e de lideranças políticas, Marcelo Miranda e Ricardo Barros visitaram alas da unidade hospitalar, para que o ministro pudesse verificar, de perto, as dificuldades enfrentadas no dia a dia por gestores e pacientes. Ao final da visita, em entrevista, ele explicou que sua vinda a Palmas é parte de uma agenda que vem cumprindo em todos os Estados, com vistas à melhoria no setor. “É uma visita de aprendizado para o Ministério, de confirmação de oportunidades que nós temos de parcerias entre estados, municípios e União. Estamos aqui como governo federal para ver em que podemos colaborar para que a saúde no Estado do Tocantins possa ser melhor”, afirmou. Sobre a reunião com os gestores municipais, afirmou que o propósito é entender qual seria a solução para melhorar a qualidade de saúde.
A habilitação do ambulatório (AMA) foi apontada pelo ministro como uma possível alternativa para aliviar a pressão sobre o HGP. “E uma sugestão que precisa ser consensual entre a comissão bipartite e a nossa ação do ministério”, citou. Além disso, destacou que o ministério vai avaliar como pode auxiliar na aceleração da conclusão da obra que está em andamento, de ampliação do hospital. “São 200 novos leitos que vão resolver parte dessa questão que está sendo objeto desse problema que estamos vendo de falta de espaço para atender adequadamente às pessoas”, pontuou.
323813_520
Ele também elogiou o modelo brasileiro de atenção à saúde, apontando-o como “o melhor sistema de saúde universalizada no mundo”. “O SUS tem os seus problemas, mas é o melhor sistema do mundo, onde todos tem direito à acesso à saúde”, disse.
Para o governador Marcelo Miranda, a presença do ministro representa um reforço ao compromisso do Governo com a melhoria da saúde no Tocantins. “Esse momento agora é de nos unirmos todos em prol da saúde. Eu acho que o ministro sai daqui consciente de que nós temos que nos unir mais ainda para cuidar da saúde  não só do Tocantins, mas do Brasil”, apontou.
Ainda para o governador, a visita ao HGP foi mais uma oportunidade de ouvir a população. “É importante ouvir os pacientes se queixando das demandas que nós temos aqui, e nós estamos conscientes do nosso dever. Vamos tomar atitudes em consonância com o governo federal e com os governos municipais”, informou.
242451_1000
Também acompanharam o ministro e o governador no cumprimento da agenda os deputados federais Dulce Miranda, Cesar Halum, Josy Nunes e Lázaro Botelho; o deputado estadual Ricardo Ayres; o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, entre outras autoridades políticas.