Campanhas contra o racismo, projetos Papo Afro e Coqueirinho, Semana da Igualdade Racial, essas são algumas ações a serem desenvolvidas este ano e que foram apresentadas em reunião, realizada na manhã desta sexta-feira, 20, entre a Superintendência de Igualdade Racial (Supir) e representantes do Conselho Municipal de Igualdade (Conpir), Conselho Municipal das Associações de Moradores e Entidades Comunitárias de Palmas (COMAM), Coletivo Nacional de Juventude Negra (Enegrecer); a Secretaria de Assistência Social, a União dos Negros pela Igualdade (Unegro), além do grupo de hip hop, RDV Crew.
“A ideia é fomentar a promoção da igualdade racial e o combate ao racismo e preconceito, que ainda é muito latente em nossa sociedade”, disse o superintendente da Supir, Nélio Lopes, destacando que a gestão municipal deseja consolidar as políticas públicas neste sentido.
Além do calendário 2107, durante a reunião foi apresentado o relatório de atividade de 2016 da Supir, o edital da eleição para composição do conselho, sendo que este deverá ser publicado na próxima semana.
Projeto Coqueirinho
Também foi apresentado e aprovado o projeto Coqueirinho, que tem como objetivo trabalhar a igualdade racial em oito escolas municipais e duas estaduais – Escola Municipal Maria Julia Amorim, Eurídice Ferreira de Melo, ETI Caroline Campelo, Tom Jobim, Jorge Amado Aurélio Buarque, Thiago Barbosa, Estadual Maria dos Reis e Cem Taquaralto.
Outro projeto aprovado foi o Papo Afro, baseado na Lei 10.139, trabalha nas escolas políticas de culturas africanas e afro-brasileira.
O superintendente disse ainda, que este ano irá sugerir à Câmara Municipal de Palmas projeto de lei para criar a Semana da Igualdade Racial. “Será um momento de analisarmos como as políticas públicas têm avançado ou não, para pensar novas ações a serem colocadas em prática”, disse ele.