Situado no coração do Brasil está o Distrito de Taquaruçu há 32 km de Palmas. Um local perfeito para subir a adrenalina dos amantes de esportes radicais, pois conta com belas cachoeiras, corredeiras, rampa para parapente. Tudo isso aliado a uma biodiversidade que encanta os visitantes.
E para quem gosta de velocidade e muita aventura, a pedida é a tirolesa com mais de 1500 metros e com uma média de 60km/h de pura adrenalina. Considerada a 5º maior tirolesa do País, o local pode ser facilmente encontrado pelos visitantes que sobem a serra, basta apenas observar as placas de identificação turísticas espalhadas pelo distrito. O ponto de partida para a aventura inesquecível fica na Chácara Pontal do Meio e a prática é sempre feita aos finais de semana e feriados. Já durante a semana, precisa ser feito um prévio agendamento. A descida é feita por profissionais especializados e por equipamentos que obedecem as normas de segurança.
O empresário Rogério França Borges, que é parceiro no empreendimento da tirolesa garante que o passeio é seguro e proporciona momentos inesquecíveis. “É um esporte para quem gosta da natureza, emoção e da sensação de voar e queira desafiar os limites e o medo de altura”.
Rogério afirma que o empreendimento recebe em média 150 pessoas por mês, chegando a 180 visitantes por mês, em julho e agosto. “Nessa última quinzena de dezembro recebemos um número record de pessoas na tirolesa, só em 15 dias mais de 130 visitantes e muitos vindos de outras cidades e estados”. O empresário apontar que o record se deu devido o crescimento de turistas na cidade, a instalação pela Prefeitura das placas de sinalização turística e a maior divulgação do local.
Subindo um pouco mais a serra pela TO-030, sentido Distrito de Buritirana, fica a encantadora Cachoeira da Roncadeira. Com uma trilha de 1500 metros cercada pela mata nativa, o visitante pode contemplar uma diversidade de aves e se deparar com pequenos animais nativos do cerrado como macacos, que dão o nome de outra cachoeira na mesma trilha, a do Escorrega Macaco. Ambas as cachoeiras ficam em uma área particular, e têm a entrada controlada para facilitar a preservação ambiental do local.
A Cachoeira da Roncadeira é conhecida por ser um local de contemplação, e com um paredão de 70 metros em condições propícios para a prática de rapel é cenário certo para os mais aventureiros. Para seguir a trilha íngreme até a descida da cachoeira, o visitante precisa ter além de coragem, um bom preparo físico. Um sacrifício que fica pequeno ao sentir a emoção de descer a deslumbrante queda d’água e sentir as águas geladas de Taquaruçu relaxar todo o corpo. A aventura é sempre acompanhada de profissionais treinados para garantir a segurança do passeio.
Indo para a região de Taquaruçu Grande, na Serra de Lajeado, a aventura pode vir pelo céu. Para quem curte contemplar a natureza, mas não abre mão de uma boa adrenalina, o parapente no céu de Palmas é uma boa dica ao visitante.
O clima seco, as condições termais e de vento da cidade são ideais para a prática de voo livre. As decolagens são feitas na Serra do Carmo e os visitantes podem ter acesso ao local pela estrada de chão em frente ao Posto Eldorado, saída para a cidade de Aparecida do Rio Negro, bastando seguir as placas de indicação. São 11 km de estrada de chão até a rampa de decolagem.
Sossego em meio à natureza
Mas, Taquaruçu não é só visitado pelos amantes de aventura, o clima ameno e ambiente bucólico do local atraem visitantes que buscam um pouco de sossego em meio à natureza. O Distrito também oferece aos seus visitantes uma boa gastronomia, com ingredientes regionais, e artesanatos feitos com produtos do cerrado, como o babaçu, milho, buriti. As pousadas e hotéis fazendas são uma boa opção para quem quer fugir do estresse do dia-a-dia ou para quem quer aproveitar todos os atrativos que esse paraíso, que fica no coração do Brasil, oferece.
Para o presidente da Agência Municipal de Turismo, Cristiano Rodrigues, Taquaruçu é local que tem muito potencial para expandir a prática do turismo de aventura. “Com o Projeto de Estruturação Turística de Taquaruçu, que estamos desenvolvendo junto com o Sebrae e os proprietários de empreendimentos turístico do Distrito estamos trabalhando para expandir todo o “trade” turístico do local. Para isso, estamos promovendo capacitações, visitas técnicas e consultorias nos empreendimentos turísticos de Taquaruçu e Taquaruçu Grande, com o objetivo de impulsionar o turismo na nossa Capital”.