Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem consultar as vagas que serão oferecidas pelas universidades públicas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Ao todo, serão 3.989 vagas em três instituições do Tocantins.

São 3.350 vagas para cursos de graduação na Universidade Federal do Tocantins (UFT), 495 no Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e 144 na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). As inscrições no Sisu serão feitas entre 24 e 27 de janeiro. (Veja as vagas)

No 1º semestre de 2017, Sisu vai oferecer 328.397 vagas de graduação em 131 universidades federais em todo o país.

299042_1000

O resultado do Enem 2016 foi divulgado nesta quarta-feira (18) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para acessar o sistema é necessário informar o CPF e a senha escolhida na hora da inscrição.

Sisu

neste primeiro semestre de 2017 oferece 238.397 vagas em 131 instituições públicas de ensino superior. Podem participar candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 e que não tenham tirado zero na redação. A inscrição é feita exclusivamente na página do Sisu na internet.

Para concorrer às vagas do Sisu é necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem de 2016. No momento em que o pretendente insere esses dados no sistema as notas obtidas no exame são recuperadas automaticamente. O candidato que perdeu o número de inscrição e a senha do Enem 2016 pode recuperá-los na página do exame.

É possível escolher até duas opções de curso superior em nas instituições de ensino participantes. O resultado será divulgado em 30 de janeiro e os candidatos selecionados podem efetuar suas matrículas nos dias 3, 6 e 7 de fevereiro.

Metade das vagas da Unitins para alunos da rede pública

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) está destinando metade das vagas ofertadas por meio do Sisu aos alunos que concluíram o ensino médio em escola pública. São 144 vagas para ingresso no primeiro semestre, sendo 72 para alunos da rede pública e as outras 72 para ampla concorrência.

Os candidatos podem optar por nove cursos: letras com habilitação em português e espanhol, pedagogia, ciências contábeis, direito, enfermagem, administração, engenharia agronômica, serviço social e sistemas de informação. Os cursos são distribuídos em quatro campus: Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis e Palmas.