Crianças e adolescentes que moram na zona rural de Natividade, sudeste do Tocantins, estão sendo levados para a escola em uma situação irregular e perigosa. É que os ônibus escolares estão quebrados e pelo menos 11 alunos estão sendo transportados em um carro de passeio. Sem espaço, alguns precisam ir no porta-malas do veículo.

De acordo com o motorista que presta serviços para o município, a Prefeitura de Natividade alugou carros para levar os estudantes até as escolas. “Sem segurança nenhuma. Vai um por cima do outro”, disse o motorista.

Ele conta que os alunos entram no veículo na zona rural de Natividade, a cerca de 30 km do centro da cidade, para onde são levados. Como não cabem todos nos bancos traseiros, alguns precisam sentar no bagageiro do automóvel. A maior parte do trajeto tem estrada de chão, o que deixa a viagem ainda mais desconfortável.

O motorista conta que só faz o serviço para evitar que os estudantes sejam reprovados. “Já pensei em parar de fazer isso, mas se eu não fizer, os alunos vão perder o ano letivo. Se não for assim eles não vão, porque os pais não têm carro”, disse.

Segundo ele, os ônibus escolares estão parados e não passavam por manutenções. Eles foram desmontados para que peças fossem colocadas em um só veículo, até que todos deixassem de funcionar. Fotos da garagem mostram os ônibus destruídos e até sem pneus.

Pais de alunos confirmaram a situação. Revoltados, eles contam que já procuraram a Secretaria Municipal de Educação para cobrar um transporte legal, mas nenhuma providência foi tomada.

Foto: Divulgação/Agência Tocantins

O outro lado

O Secretário de Educação do Município, Joaquim Francisco de Melo Filho, informou que os alunos só foram levados no porta-malas uma vez, sem autorização da Prefeitura, e que só é permitido até quatro alunos por viagem. Ele informou que o carro mostrado na reportagem faz apenas uma rota.

O secretário explicou ainda que esteve na garagem municipal e que os únicos dois ônibus que estavam quebrados já voltaram a funcionar. Segundo ele, oito ônibus e quatro carros alugados estão funcionando normalmente e levam dezenas de alunos para as escolas da cidade todos os dias.