Maju Cotrim
O secretário de Segurança Pública do Tocantins, Cristiano Sampaio falou à Gazeta do Cerrado sobre o erro na publicação da produtividade dos delegados. A publicação aconteceu no Diário Oficial da última terça-feira, 18, e gerou insatisfação dos delegados que apontaram erros em vários índices, inclusive alguns que apareceram zerados.
Cristiano Sampaio começou dizendo que uma portaria vai cancelar a que foi publicada e que em até 10 dias os dados serão publicados novamente após revisão.
“A produtividade é algo extremamente importante porque temos que fazer gestão sobre a polícia e saber como está distribuído o efetivo…não tem como fazer gestão sem diagnóstico. Isso é uma visão de gerência”, disse.
O Secretário frisou que os índices de produtividade norteiam inclusive o orçamento da pasta e as prioridades de investimento. “Se usarmos mau o recurso teremos uma Polícia ruim. A produtividade é uma ferramenta de gestão”, afirmou.
“Erramos! A tela do sistema não estava completa…A gente percebeu que o sistema não tinha a consistência que achávamos que tinha. Alguns procedimentos ficaram sem registrar. Verificamos um conjunto de inconsistências”, explicou.
Ele disse ainda: “Reconhecemos o erro. Em 10 dias devemos ter uma nova tabela e faremos uma conferência exaustiva”, disse.
Ele afirmou que a responsabilidade do erro será apurada mas já adiantou: “Não tenho como prejulgar o servidor. Não quero pegar ninguém para Cristo. Vamos apurar as responsabilidades”, disse.
O Sindicato dos Delegados cobrou um pedido de desculpas e até acionou o Ministério Público, porém o secretário explicou: “não tem o que pedir desculpas…não foi nada pessoal foi uma questão institucional…o sistema é novo e não funcionou como devia”, disse.
Modernização
Cristiano mencionou ainda o Programa de Modernização da Polícia Civil que visa ouvir os servidores sobre ajustes e o que deve melhorar para criar um plano de investimento na pasta.