O governador Mauro Carlesse (DEM) nomeou o geólogo Aparecido Nini Giacometto como presidente da Agência de Mineração do Estado do Tocantins. Esta agência foi criada na reforma administrativa do início de 2019 e ainda não tinha um gestor próprio como responsável. Até esta quarta-feira (19), a secretária executiva da Governadoria, Juliana Passarin, era quem respondia pelo órgão.

Com a mudança, Giacometto deve começar a montar a própria equipe de trabalho. Ele é formado em geologia pela Universidade de Brasília e atuou em grandes empresas do setor na iniciativa privada.

Desde o fim de 2018 o Governo do Tocantins sinaliza o interesse em atrair empresas de mineração. Em setembro foi realizado um encontro com representantes do setor em que foi anunciada a elaboração do ‘mapa geológico’ do estado. A ideia é evidenciar o potencial da região para a extração de metais do solo.

A União também prevê licitar áreas de exploração no Tocantins para a iniciativa privada. Em Palmeirópolis foi identificada a presença de vários metais e em Natividade há indícios da existência de jazidas de ouro.
A nomeação de Aparecido Nini Giacometto foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (19).