Pequenos empresários e lideranças da região do Jalapão participaram do lançamento da Alta Temporada Encantos do Jalapão, neste sábado, 29, na Pousada Águas do Jalapão, em Ponte Alta do Tocantins.  Promovido pelo Sebrae Tocantins em parceria com o governo por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), o evento anunciou os incentivos do Programa Investe Turismo para acelerar o desenvolvimento do setor turístico, aumentar a qualidade, incentivar a competitividade e gerar empregos na região do Jalapão.

Além da comunidade e dos empresários locais, o lançamento da Temporada Encantos do Jalapão também recebeu prefeitos tocantinenses e representantes da Agência de Fomento do Estado do Tocantins, Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e a Associação dos Artesãos Ponte Altenses (ACDP), Agência Tocantinense de Turismo receptivo (ATTR) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Para o vice-presidente do Conselho Empresarial de Turismo (Cetur) e empresário no Jalapão, Nilton Roverssi, essa iniciativa de levar investimentos nas áreas de infraestrutura e profissionalização promoverá condições para que o Jalapão se destaque e consolide como destino nacional e internacional. “É muito importante capacitar cada profissional que atua com o turismo receptivo na região, para consolidá-lo como uma experiência cultural, que ultrapasse as visitas aos atrativos”, explicou.

Conforme a diretora técnica do Sebrae Tocantins, Eliana Castro, o Programa Investe Turismo beneficiará micro e pequenas empresas dos segmentos do turismo e de produção associada, incluindo gastronomia, agroindústrias e os empreendimentos da economia criativa, como artesanato, designers, audiovisual, entre outros. “Um investimento estratégico no setor, com o intuito de apoiar e desenvolver destinos para garantir a atração internacional para os pontos turísticos do Jalapão”, destacou.

“É por meio do turismo que passa o desenvolvimento do Tocantins. Essa parceria do governo, Sebrae e Ministério do Turismo é fundamental para este setor, que tem tudo para se tornar o maior gerador de emprego e renda para a população tocantinense. O próximo passo é reunir representantes da Adetuc e do Sebrae para definir uma planilha de ações a serem desenvolvidas a partir de agora”, ressaltou o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa, Tom Lyra.

Palmas, Mateiros, Ponte Alta do Tocantins e São Félix estão entre o grupo composto por 158 municípios brasileiros que serão os primeiros contemplados com um pacote de ações de investimentos, incentivos a novos negócios, acesso ao crédito, marketing, inovação e melhoria de serviços voltados para o setor de Turismo. A implantação do Programa Investe Turismo aconteceu na última segunda-feira, 24, onde o Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, esteve presente na abertura oficial do 5 º Seminário Itinerante do Programa Investe Turismo do Mtur. O evento aconteceu no auditório do palácio Araguaia, em Palmas.