Para melhor mensurar os resultados do desenvolvimento econômico produzidos pelos grandes eventos realizados em Palmas, a Agência Municipal de Turismo (Agtur) formalizou uma parceria na manhã da última sexta-feira, 27, com o Conselho Regional de Economia (Corecon).
Com base no calendário de eventos da cidade, e estabelecidos os indicadores, as pesquisas produzidas pelo Corecon poderão contribuir com o desenvolvimento da cidade, atraindo investidores e auxiliando os empresários locais com os índices econômicos.
Para o presidente da Agtur, Cristiano Rodrigues, o Corecon é a instituição certa e com expertise necessária para realizar pesquisas com critérios e indicadores precisos com o objetivo de avaliar os impactos econômicos advindos dos eventos realizados na cidade. “Acreditamos que já para o Capital da Fé poderemos realizar a pesquisa e já apresentar os indicadores econômicos gerados por este evento que já está consolidado em Palmas, atraindo não só pessoas das cidades vizinhas, mas de outros Estados”.
O economista e conselheiro presidente do Corecon, Higor de Souza, avaliou que os resultados das pesquisas e o aparato das informações mais precisas serão capazes de atrair investidores para a cidade, fazer com que a economia e o capital de giro do mercado sejam mais frequentes e não sazonais e, assim, promovendo o desenvolvimento regional.
“Isso pode trazer benefícios para os setores hoteleiro, de consumo e de vestimenta e todos os setores que representam o segmento de investimento e consumo.
O presidente do Corecon também destacou que as pesquisas não serão realizadas somente no período de pico dos grandes eventos, mas antes, durante e depois, para poder fazer o comparativo do desenvolvimento dos recursos alocados na economia em relação às ações turísticas.
Para a próxima semana já foi marcada uma reunião entre os técnicos da Agtur e do Corecon com o objetivo de apresentar o calendário dos eventos de Palmas, estabelecer os critérios dos indicadores de satisfação, consumo, desenvolvimento e índices a serem captados.