Archie Harrison Mountbatten-Windsor, filho do príncipe Harry com a atriz Meghan Markle, foi batizado neste sábado, 6, dia em que completa dois meses. A cerimônia privada aconteceu no Castelo de Windsor. O arcebispo de Canterbury, Justin Welby, presidiu a celebração no rito anglicano.
Archie, que é o sétimo na linha de sucessão à coroa britânica, usou a roupa utilizada pelas crianças da família real nos últimos 11 anos nas cerimônias de batismo. Trata-se de uma réplica de um vestido de rendas Honiton, forrado com cetim branco, que foi encomendado pela rainha Victoria em 1841. A primeira criança a usar o Royal Christening Robe, foi a sua filha mais velha.
Cerimônia privada
Os pais planejaram uma cerimônia sem a presença da mídia, pois estão determinados a manter seu filho como um “cidadão privado”, segundo a mídia local. O comportamento é diferente dos duques de Cambridge – William e Kate – fizeram com seus três filhos.
Bisavó de Archie, a rainha Elizabeth II não participou da cerimônia, alegando ter outros compromissos – no ano passado ela também não compareceu ao batismo de seu bisneto, o príncipe Louis.
Além dos pais de Archie, participaram do batizado: o príncipe Charles e sua esposa Camilla; o tio William e Kate Middleton; e a mãe de Meghan, Doria Ragland; bem como um pequeno grupo de amigos próximos aos duques de Sussex- um total de 25 pessoas, segundo a imprensa.
Nas últimas semanas, os duques de Sussex foram criticados por manter a cerimônia longe da mídia depois que eles publicaram que gastaram 2,4 milhões de libras (cerca de 2,6 milhões de euros) de fundos públicos para restaurar a Frogmore Cottage, que a residência do casal em Windsor.
fonte: G1 Portal de Notícias da Globo