A conselheira tutelar, Renata Rego contou que as cinco crianças que foram abandonadas e trancadas pela mãe e o namorado dela dentro de casa, em Araguaína, região norte do Tocantins, pediam por socorro quando a polícia chegou ao local onde os menores estavam.
“As crianças pediam ajuda o tempo inteiro, pediam socorro. Falavam que estavam com fome e o bebezinho de um ano chorava bastante”.
O caso que foi registrado durante o final de semana deixou a população indignada, já que as crianças, filhos da mulher tinham 1, 2, 5 e 7 anos. O sobrinho de 9 anos do segundo suspeito, um homem de 25 anos, também estava trancado no local.
Segundo as informações da Polícia Militar (PM), a mulher e o namorado deixaram as crianças sozinhas por pelo menos duas horas e quando chegaram ao local embriagados, depois que moradores denunciaram o caso. Eles teriam ido para um balneário da cidade.
Os menores foram entregues à familiares nesta segunda-feira, 29.
A mãe das crianças, de 26 anos, foi encaminhada para a Cadeia Feminina de Babaçulândia após a polícia ter dado voz de prisão em flagrante. O delegado responsável pelo caso, Felipe Crivelaro, explicou o porquê da mulher não ter tido direito a fiança.
“Em relação à mãe, considerando que foram vários filhos abandonados por ela, incorre o concurso formal de crimes e aí vai ter um aumento da pena máxima, motivo pela qual não é possível arbitrar fiança policial”.
O segundo suspeito de 25 anos, foi levado para a Casa de Prisão Provisória de Araguaína após não pagar a fiança no valor de dois salários mínimos.
Ambos devem responder por abandono de incapaz.
*Com informações do G1 Tocantins
Entenda o caso
Um casal foi preso em Araguaína, região norte do Tocantins, por deixar cinco crianças trancadas dentro de casa e sair para um balneário. Segundo as informações da Polícia Militar (PM), vizinhos acionaram o Conselho Tutelar que chamou a PM após ouvirem o choro dos filhos de uma mulher de 1, 2, 5 e 7 anos.
O sobrinho de 9 anos do homem, namorado da outra suspeita, também estava trancado na residência.
A polícia disse ainda que a mãe das crianças demorou cerca de 40 minutos e chegou com o namorado embrigados. Ao entrar na casa, as cinco crianças foram encontradas sozinhas. O caso foi registrado no setor Araguaína Sul.
Após os procedimentos, a mulher de 26 anos, foi presa em flagrante e encaminhada para o Cadeia Feminina de Babaçulândia sem direito a fiança. O namorado dela, de 25 anos, também foi ouvido e como não pagou a fiança de dois salários mínimos estipulados, foi levado para a Casa de Prisão Provisória de Araguaína.
A Polícia Civil vai cuidar das investigações, e caso sejam condenados, podem pegar até três anos de prisão e caso a vítima seja familiar, a pena por abandono de capaz pode ser aumentada.
________________________________________________________________________