O Tocantins proporcionalmente foi o segundo estado da região Norte que mais gerou empregos de janeiro a junho, mantendo-se nas primeiras posições desde o inicio do ano.
Em junho os pequenos negócios continuaram gerando empregos no Tocantins, enquanto os médias e grandes empresas continuam o cenário de demissões. Os setores que mais contrataram foram o de serviços, seguido do comércio, seguindo o mesmo cenário do mês de maio. Os que mais demitiram foram de serviços e agropecuária.

No período de janeiro a junho de 2019, foram gerados mais empregos pelos pequenos negócios que no mesmo período de 2018. O que significou um aumento de 4,71% de vagas de empregos geradas. Os setores que mais contrataram foi serviços (1.896), comércio (515) e Agropecuária (173). Os que mais demitiram foi Serviços (-439) e construção civil (-290).

Por outro lado, as médias e grandes empresas foram responsáveis pela destruição de 1.708 vagas de emprego nestes 6 primeiros meses do ano.

Observamos que o número de MEIs, micros e pequenas empresas cresceu muito durantes os anos de crise e boa parte das pessoas que foram demitidas por grandes empresas e que estavam alocadas em empregos públicos tiveram de empreender.

O empreendedorismo de necessidade fez crescer o número de pequenos negócios.
O Sebrae atendeu em todo o estado do Tocantins no ano de 2018, cerca de 21 mil potenciais empresários que estavam envolvidos no processo de ideação ou abertura de um negócio. Além disso, foram mais de 25 mil pequenos negócios atendidos pelo Sebrae no ano passado. O trabalho desenvolvido pelo Sebrae, potencializa e melhora a gestão dos pequenos negócios possibilitando a geração de mais emprego e renda por meio deles.
Contudo, as empresas menores são mais dinâmicas e flexíveis, portanto são mais resistentes a tempos de crise.

A melhora o nível de empregos representa uma tendência de melhora do mercado e da economia, logo reconhecer a relevância das micro e pequenas empresas é de fundamental importância para o desenvolvimento econômico do nosso estado.

fonte: Sebrae

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado24 horas por dia:
Twitter - Gazeta do CerradoTwitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
YouTube - Gazeta do CerradoYouTube vídeo reportagens e transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796