Pela terceira vez os limitadores de altura da ponte de Porto Nacional, região central do Tocantins, foram alvo de vândalos, nesta quinta-feira, 1º. As estruturas haviam sido danificadas outras duas vezes e logo na primeira semana após a instalaçã, os limitadores foram danificados.
A Agência Tocantinense de Obras (Ageto) fez boletins de ocorrência nas duas vezes anteriores, mas até o momento nenhum suspeito foi preso.
Uma imagem feita no local esta manhã, mostra a estrutura retorcida e virada para fora da pista.
A estrutura foi instalada pelo Governo do Tocantins após a ponte passar por obras de melhorias depois que um laudo apontou problemas na superestrutura do local.
Os limitadores são para impedir que veículos de grande porte trafegem na ponte, já que o trânsito é liberado para motos, carros, caminhonetes e pedestres.
O trânsito no local está restrito para veículos leves, mas caminhões do Corpo de Bombeiros e ambulâncias têm autorização para passar.
Inicialmente a Ageto tinha instalado limitadores fixos, mas precisou substituir por equipamentos móveis porque os carros de emergência não estavam conseguindo atravessar a ponte.
Quem for flagrado vandalizando patrimônio público pode pegar até três anos de prisão.
O outro lado
O Governo do Tocantins, por meio da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), informa que uma equipe técnica deve realizar reparos necessários nos portais danificados por atos de vandalismo. A Polícia Militar e os agentes da Ageto intensificaram as rondas no local, entretanto devem ser realizadas ações educativas com objetivo de alertar a população e coibir novos atos criminosos. O Código Penal prevê pena de até 3 anos de detenção e multa pra quem for flagrado danificando patrimônio público.
*Com informações do G1 Tocantins
_______________________________________________________________________