O prefeito de Porto Nacional Joaquim Maia, em mais um grande feito, anunciou, ainda na 38ª Semana da Cultura e 2ª Feira Literária Portuense (FLIP), a reforma geral da Biblioteca Pública Municipal Professor Eli Brasiliense, um dos grandes patrimônios intelectuais da cidade. O lugar estava desativado desde 2014. Com área total de 500 m², o espaço receberá uma nova cobertura, troca de todo o piso e das partes elétrica, hidráulica e sanitária, bem como, restauração das janelas originais, e pintura. A entrega está prevista para o fim de outubro, desse ano.
Comandada pela Secretaria Municipal da Infraestrutura e Mobilidade Urbana, a obra tem valor estimado de R$ 374.844,37, de recursos originários do Ministério da Cultura e da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo.
Revestimentos cerâmicos para piso, com placas tipo esmaltada extra; pintura das estruturas metálicas que são em formato “tesouras”, com vão livre de até 12 metros; as telhas onduladas e de fibrocimento com recobrimento lateral. Esses são alguns dos detalhes de uma das obras mais esperadas pela comunidade portuense.
A reforma está sendo feita em toda a estrutura física e, também, no acervo da Biblioteca, vinculando-o ao programa da Cidade Digital que já contempla a área onde se encontra a referida biblioteca, proporcionando assim, condições apropriadas para firmar seu papel enquanto fomentadora da cultura na sociedade.
Antes de ser fechada, a Biblioteca recebia pouquíssimos visitantes por dia, devido ao seu estado físico e suas estruturas, deterioradas. “No intuito de melhorarmos essa realidade é que procuramos expandir cada vez mais a busca pela cultura e o incentivo ao hábito da leitura e do conhecimento, através dos livros”, disse o prefeito Joaquim Maia.
O gestor de Porto Nacional destacou, ainda, que assim que entregar a nova Biblioteca, vai aumentar e aperfeiçoar os serviços de acesso à internet; atendimento ao usuário; empréstimos de livros literários; eventos culturais; folders informativos; brinquedoteca; videoteca; e a hora do conto.
A Biblioteca Eli Brasiliense foi edificada no local do Antigo Mercado Municipal, na Rua Bartolomeu Bueno, no Centro da cidade. Passou a chamar Professor Eli Brasiliense com a Lei n° 866 de 12 de Março de 1980.
A Biblioteca não constitui uma entidade independente, mas um complemento da escola. Se a escola inicia o aluno na instrução, a biblioteca à completa. Sua função é a de agente educacional, proporcionando o enriquecimento da cultura do aluno, em diferentes campos.
A Biblioteca
As Bibliotecas são instituições muito antigas que sobrevivem há anos, adaptando-se às diversas mudanças políticas, sociais e tecnológicas. Essa sobrevivência já é suficiente para provar que cabe à essa instituição uma função muito importante na sociedade, que é a de servir a comunidade, oferecendo-lhes informação, cultura e lazer.
A biblioteca pública tem uma grande relação entre informação e conhecimento, processada na mente dos usuários, ao longo da história.
Eli Brasiliense
Foi um grande literário, professor de português e francês, nascido em Porto Nacional, antiga e histórica cidade do norte de Goiás. Aderiu ao modernismo e lançou seu primeiro romance em 1940, “Pium”.
Teve carreira brilhante no magistério. Em Pirenópolis-GO, foi diretor da Escola Normal Padre Gonzaga.
Residindo em diferentes cidades do Estado, por todos os lugares onde passou, deixou plantada a semente de sua grande presença. Nada mais justo que homenagear esse grande filho de Porto Nacional.
Fonte: Ascom Porto Nacional
________________________________________________________________________