Moradores de um condomínio encontraram uma onça morta boiando no lago de Palmas. As imagens foram feitas na tarde desta sexta-feira (3). Ainda não se sabe o que causou a morte do animal.
O síndico do condomínio Polinésia, Sérgio Paulo Barbosa informou que o animal foi visto a cerca de 200 metros da margem do lago. “Não cheguei muito perto por causa do mau cheiro”, disse. Nas fotos tiradas pelo síndico, é possível ver algo parecido com espumas, mas ele falou que eram os pelos da onça que estavam se soltando.
Esta é a terceira vez que onças são flagradas no lago. Das outras vezes, os animais estavam vivos. Em março desse ano, uma onça parda foi flagrada por uma equipe da TV Anhanguera que fazia imagens ao vivo na praia de Luzimangues. A cena chamou a atenção e atraiu moradores.
No vídeo o animal parece aproveitar o banho. Ele encara a câmera e após alguns minutos sai da água e corre para uma área de mato. No caminho ele passa próximo de moradores que observaram o animal.
Em dezembro de 2018, a Guarda Metropolitana Ambiental de Palmas foi acionada para capturar uma onça. De acordo com a Guarda, banhistas, que estavam em um flutuante, disseram que viram o bicho nadando entre a praia da Graciosa e a Ilha Canela.
No vídeo o animal aparece nadando com dificuldade. Os agentes disseram que fizeram buscas às margens da praia e da ponte Fernando Henrique Cardoso, mas o bicho não foi encontrado.
A Guarda informou que os solicitantes deveriam ter seguido o bicho e chamado socorro o mais rápido possível. A suspeita na época era de que ele tenha saído da água e entrado na mata ou se afogado.
Fonte: G1 Tocantins