Brener Nunes – Equipe Gazeta do Cerrado

A Gazeta do Cerrado dá continuidade à série de matérias sobre as Eleições de 2020. E desta vez quem conversou com nossa equipe na manhã desta segunda-feira, 05, foi o engenheiro agrônomo e advogado Ronison Parente (PP), pré-candidato a prefeito de Formoso do Araguaia.

Ronison deixou claro que já trabalha o nome para as próximas eleições. “Estamos a exatamente um ano das convenções partidárias. Política tem calendário. Já estou conversando com a população e articulando meu grupo político”, afirmou.

O pré-candidato também contou que a partir desta semana irá iniciar uma série de reuniões semanais pelos bairros, conversando com os cidadãos.

Ronison conta que estas reuniões servirão para ouvir as demandas da população, assim, poderá propor um bom e amplo plano de governo.

“Também vou trabalhar para construir um leque de alianças. Fortalecendo os nomes dos candidatos a vereador, já que não existe mais legenda”, destacou o advogado.

Ronison ainda afirma que sua gestão terá dois pontos: honestidade e capacidade administrativa.

Demandas

Segundo Parente, Formoso do Araguaia entrou numa crise econômica há 20 anos, desde o fechamento de uma fábrica de empacotamento de arroz e nunca uma gestão tentou fomentar a economia da cidade novamente. “Precisamos revigorar a economia, discutir um plano de desenvolvimento para a cidade. Formoso tem vivido um momento difícil. Socioeconômico e político”, ponderou Ronison.

O pré-candidato conta que Formoso tem uma receita anual de R$ 50 milhões. “O próximo prefeito terá recursos para desenvolver a cidade”, disse à Gazeta.

Além da economia, que é o carro chefe das demandas do município, Ronison também destaca a saúde. “O sistema de saúde está um caos. Antes da crise atingir a cidade, nós tínhamos dois hospitais particulares, ambos fecharam”, contou.

Conforme Ronison, há oito anos bebês não nascem em Formoso, as mães são abrigadas a terem seus filhos em Gurupi, pois o hospital público não é capaz de realizar partos. “Os filhos de Formoso são obrigados a nascer em outra cidade”, revelou.

Sua proposta para melhorar a saúde municipal é criar um acordo com a iniciativa privada. E a longo prazo, criar um sistema de atendimento 24 horas nos postos de saúde do município e criar farmácias básicas em cada bairro.

Outro ponto destacado por Ronison é a segurança pública. “Os índices de violência em Formoso estão alarmantes. Precisamos de concurso para o quadro geral. Quero criar uma guarda municipal e um sistema de videomonitoramento, e trabalhar junto com as Polícias Civil e Militar, afirmou.

Sobre a Educação, o pré-candidato defende a implantação de escolas de tempo integral. “Há recursos! 25% da receita será apenas para a Educação”, afirmou à nossa equipe.

Por último, Ronison disse que planeja criar um parque industrial, bem equipado com energia, água, asfalto e sina de internet. “Somos um dos maiores produtores de arroz do Estado, temos um grande mina de calcário. Precisamos fomentar isso”, ponderou.

O advogado também comemorou a futura criação da TO-0500, confirmada pelo governador Mauro Carlesse (DEM), e o governador do Mato Grosso, Antônio Oliverio. “Essa construção irá fortalecer a economia do sul do Estado”, afirmou Ronison.