Dicas para captar leads e aumentar as vendas

Se você tem um e-commerce ou outro empreendimento, com certeza já ouviu falar nos leads, os famosos clientes em potencial. Na fascinante máquina que é o Marketing Digital, a captação dos leads é o óleo que faz as engrenagens se moverem.

Um exemplo disso é a jornada de compra. Ela começa com os leads demonstrando interesse pelo seu produto. Em um determinado momento eles conhecem o seu produto e no final efetuam a ação de compra.

Contudo, é por essa razão que saber como captar os leads também vai influenciar a capacidade de venda do seu negócio. Além disso, em uma época em que a presença online vale ouro para qualquer tipo de negócio, saber onde e como captar os seus leads é algo fundamental.

O conteúdo relevante é a isca para fisgar esses seus clientes em potencial. O motivo para isso é simples: todos os públicos estão na internet, local onde se proliferam informações das mais variadas.

Nesse caso, para você apresentar diferenciais e o seu negócio chamar a atenção do seu público-alvo, o seu conteúdo tem que ser útil, mostrando que pode sanar as dores e os problemas desse público.

Tenha um site para captar os seus leads

Não é por acaso que na era do Marketing Digital ter um site não é um simples capricho, mas sim, uma necessidade. Lembre-se que a internet é uma das primeiras opções que o consumidor escolhe para efetuar uma busca.

Por esse motivo, é importante contar com uma boa plataforma de criação de sites. A mais recomendada é o WordPress, tanto para usuários iniciantes quanto para aqueles com conhecimentos mais avançados.

O CMS é tão famoso e eficiente que existe até mesmo a hospedagem WordPress, que é uma hospedagem de sites dotada de todos vários recursos otimizadas para essa plataforma.

A hospedagem WordPress conta com plugins específicos, suporte técnico e mais velocidade de carregamento, ideal para o seu site receber os seus visitantes.

Diante de uma boa plataforma e de uma hospedagem de qualidade e otimizada, você pode utilizar o seu site para efetuar a captação de leads.

Uma das maneiras para usar o seu site na captação de leads é inserir nele um formulário para cadastro. É possível inserir o formulário em todas as páginas do seu site ou em uma página determinada. Caso você tenha um blog ele pode ser inserido no final de postagens.

O formulário pode ser bastante objetivo e contar apenas com um “Cadastre seu e-mail”, sem nome, telefone ou qualquer outro campo. Um formulário curto pode resultar em mais conversões.

No entanto, é possível também adotar um formulário com mais campos já tendo em mente ações para grupos mais segmentados como, por exemplo, por cidade ou estado.

Apenas fique atendo diante do seguinte fato: formulário muito longo pode espantar aqueles usuários mais impacientes. Por isso, seja objetivo e vá direto ao ponto.

Outra opção é utilizar em seu site pop-ups para captar os leads. Nesse caso, o pop-up pode ser utilizado quando o contato chegar ao fim da página ou quando ele estiver prestes a sair dela.

A utilização de Landing Pages

Você pode inserir formulários em suas landing pages (páginas de destino) com o intuito de aumentar a conversão de contatos em sua base. A vantagem das landing pages é que elas servem basicamente para captação de leads.

Nela você não vai ter tantas informações quanto tem em seu site, pois o objetivo é que o contato realize o cadastro sem distrações, com foco no formulário e destacando a conversão.

Contudo, é claro que texto e imagens podem aparecer para dar mais vida a sua Landing Page, mas ainda assim sempre informe o seu objetivo para o usuário. Inclusive é possível usar essa página para divulgar um novo e-book, uma videoaula ou algum outro atrativo.

Falando em Landing Pages, é importante você contar com alguma ferramenta apropriada para a criação delas. Uma das mais conhecidas e que traz vários recursos interessantes é a Unbounce.

Essa plataforma permite a criação de Landing Page de maneira intuitiva e criativa. Nela você vai encontrar opções de templates e interações.

Webinários para a captação de leads

Em uma época em que o formato audiovisual é uma mídia cada vez mais dominante na internet (está aí o Youtube que não deixa a gente mentir), a criação de um webinário representa uma maneira criativa para você captar leads.

Um webinário, conforme o próprio nome indica, é um seminário transmitido via web. A grande vantagem é que a distância física é eliminada graças à tecnologia.

Hoje em dia as tecnologias de vídeo na internet permitem essa interatividade. Inclusive eles podem ser úteis para aqueles usuários que não largam o smartphone.

Por meio de um webinário você pode mostrar o seu produto, realizar um evento, enfim, efetuar várias ações que chamam os leads e ainda humanizam ainda mais a sua marca.

Quer criar um webinário de qualidade? A dica é usar a ferramenta ClickMeeting. Ela possibilita enviar convites personalizados e ainda tem a opção de tradução para diferentes idiomas.

Conclusão

Os leads são os seus potenciais clientes, pois são eles que podem se interessar pelas soluções que o seu negócio tem para oferecer. Por isso, é preciso saber como abordá-los.

Portanto, para que você tenha bons resultados com o seu Marketing Digital, siga essas dicas e não se esqueça de caprichar no conteúdo.