Três projetos dos municípios de Peixe e Paranã do Tocantins são vencedores do concurso Arte com Energia 2019, do Instituto EDP, organização que há onze anos gere as ações socioambientais da EDP no Brasil. A empresa faz ainda a gestão da Investco e Enerpeixe no Tocantins. O concurso estimulou mais de 8 mil estudantes do ensino fundamental, em 38 escolas da rede pública de ensino, atendidas pelo Projeto EDP nas Escolas.
A iniciativa impulsionou estudantes, professores e a comunidade escolar a discutir e agir sobre os 17 ODS (objetivos do desenvolvimento sustentável) e sobre o futuro na perspectiva socioambiental com a consciência sobre sua responsabilidade de construir um futuro mais sustentável. Essas intervenções coletivas foram fotografadas e enviadas para o Concurso, para serem avaliadas.
Foram escolhidas como vencedoras 27 ações produzidas por alunos espalhados pelos estados onde a EDP atua (Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins). “O Arte com Energia é uma das atividades propostas pelo EDP nas Escolas que visa incentivar o potencial criativo das crianças e jovens do 1º ao 9º ano. Transformar vidas pela educação é um dos nossos compromissos”, afirma Paulo Ramicelli, assessor de diretoria do Instituto EDP.
Como prêmio, cada aluno receberá um kit EDP, composto por camiseta, boné, squeeze e jogo sobre ODS, e os professores das turmas vencedoras receberão um final de semana cultural em São Paulo entre 8 e 10 de novembro, onde participarão de oficinas de capacitação em arte, visitas a museus, teatros, além de um city tour pela cidade.
Confira imagens de todas as intervenções participantes do Concurso Arte Com Energia 2019 no Instagram pela #artecomenergia19.
Ganhadores por Ano Escolar do Concurso Arte com Energia 2019
Ano Escolar | Colocação / Intervenção | Nome da Escola / Turma / Professor(a) / Instagram da Escola | Cidade/Estado |
1º Ano | 1º – Respeito às Diferenças | CEM Marcelino Ivo Dalla Costa/ 1º Ano / 8 alunos / Cleuci Fatima dos Santos / @cemmarcelinoivo | Água Doce / SC |
1º Ano | 2º – Projeto Recicle e se mexa com a gente | EMEF Jorge Enéas Sperb/ 1º Ano / 21 alunos/ Gabriela / @emefjorgeeneas | Tramandaí / RS |
1º Ano | 3º – Guardiões da Reciclagem | EEF Poetisa Abigail Sampaio / 1º Ano / 23 alunos / Francisca Jamile Rodrigues Nepomuceno / @eefpoetisa | São Gonçalo do Amarante / CE |
2º Ano | 1º – Projeto Água: Cada gota conta | EMEF Jorge Eneas Sperb / 2º Ano / 18 alunos / Rafaela/ @emefjorgeeneas | Tramandaí / RS |
2º Ano | 2º – Jardim e Arte na Escola | EM Professora Marta Bezerra de Medeiros / 2º Ano / 22 alunos / Jussara / @soumartafacoadiferenca | Lajes – RN |
2º Ano | 3º – Liberte um texto e solte sua voz | EM Mestre Chico / 2º Ano / 18 alunos / Jussara / @mestre_chico | Peixe / TO |
3º Ano | 1º – Leitura para um mundo melhor | EM Lindaura Eleutério da Luz / 3º Ano / 16 alunos /Keila Lucia da Silva Arruda / @emlindauradaluz | Água Doce / SC |
3º Ano | 2º – De onde vem o papel | EMEF Nossa Senhora das Dores / 3º Ano / 25 alunos / @emefdasdores | Tramandaí / RS |
3º Ano | 3º – Reciclando se Aprende | EMEF João Marques / 3º Ano / 33 alunos / Tânia /@emebjoaomarques | Itaquaquecetuba – SP |
4º Ano | 1º – Alunos na preservação da vida e limpeza do rio | EM Juscelino Kubitschek/ 4º Ano / 22 alunos / Narciso Ponce Leones Filho/ @escolajk18 | Peixe / TO |
4º Ano | 2º – São João dos Idosos | EM Monsenhor Walfredo Gurge/ 4º Ano / 19 alunos / Maria José Nascimento da Silva / @escola_walfredo | Jandaíra / RN |
4º Ano | 3º – Uma escola mais sustentável | EM Lageado Bonito / 4º Ano / 8 alunos / Carmelina Alves Paz /@escolalageadobonito | Água Doce / SC |
5º Ano | 1º – E se fosse com você? | EM Lindaura Eleutério da Luz / 5º Ano / 11 alunos /Keyla Lucia da Silva Arruda/ @emlindauradaluz | Água Doce / SC |
5º Ano | 2º – Cuidando hoje para ter amanhã | EM São Francisco do Iratapuru / 5º Ano / 23 alunos / @escolasaofranciscodo | Laranjal do Jari / AP |
5º Ano | 3º – Mais atitude, menos lixo | EM Profª Marta Bezerra de Medeiros / 5º Ano /15 alunos / Angelica / @soumartafacoadiferenca | Lajes – RN |
6º Ano | 1º – Alimentação Saudável: Consumo e Produção | EM Alexandre Câmara / 6º Ano/ 21 alunos / Marcos Vinicius da Silva / @emalexandrecamara | Parazinho – RN |
6º Ano | 2º – Conhecendo a história e fazendo parte dela | PRODERAD Núcleo Herciliópolis / 6º Ano / 18 alunos / Marjorie Jeini Sett de Oliveira / @proderad_herciliopolis_ | Água Doce / SC |
6º Ano | 3º – Uso Consciente da água | UMEF Ana Bernardes Rocha / 6º Ano C / 29 alunos / @anabernardesrocha | Vila Velha / ES |
7º Ano | 1º – Captação de Água pluvial | UMEF Ana Bernardes Rocha / 7º Ano C / 21 alunos / @anabernardesrocha | Vila Velha / ES |
7º Ano | 2º – Adubo e Horta Orgânica – Alimentação Saudável e Qualidade de Vida | PRODERAD Núcleo Marcelino Ivo Dalla Costa / 7º Ano / 12 alunos/ Marjorie Jeini Sett de Oliveira /@proderad_cem_marcelino | Água Doce – SC |
7º Ano | 3º – Resgatando Memórias – Construindo histórias | PRODERAD Núcleo Herciliópolis / 7º Ano / 14 alunos / Gissele Brezolin Ghidorsi / @proderad_herciliopolis_ | Água Doce – SC |
8º Ano | 1º – Verdura sem agrotóxicos | EMEF Jorge Enéas Sperb / 8º Ano / 18 alunos/ Paulo / @emefjorgeeneas | Tramandaí – RS |
8º Ano | 2º – Confio na sua honestidade – você NÃO está sendo filmado | PRODERAD Núcleo Herciliópolis / 8º Ano / 8 alunos / Marjorie Jeini Sett de Oliveira / @proderad_herciliopolis_ | Água Doce – SC |
8º Ano | 3º – A importância da reciclagem e sustentabilidade do meio ambiente | EM José Simplício / 8º Ano / 18 alunos / @emjscaurora | Ourolândia – BA |
9º Ano | 1º -Compostagem, Reaproveitamento de Água e Produção de Alimentos | EM Alexandre Câmara / 9º anos / 14 alunos / Joselisse Soares de Carvalho Santos e Isaias Nascimento da Silva / @emalexandrecamara | Parazinho – RN |
9º Ano | 2º – Reflorestar é Vida | EM Santa Cruz / 9º Ano / 15 alunos / Luvanô Francisco Nunes /@santacruzparanato | Paranã / TO |
9º Ano | 3º – História da água local / Consumo consciente sustentável | EM José Simplício / 9º Ano / 18 alunos / @emjscaurora | Ourolândia – BA |
EDP nas Escolas
Desde 2002, por meio do EDP nas Escolas, e em parceria com as secretarias municipais de ensino, a EDP contribui para o desenvolvimento educacional nas áreas onde atua. O projeto já beneficiou mais de 200 mil estudantes.
A iniciativa também capacita professores das escolas participantes com conteúdo sobre valores e cidadania; energia e consumo; e gestão de resíduos sólidos para que os alunos se tornem agentes multiplicadores do que é aprendido em sala de aula.
SOBRE O IEDP
Desde que foi fundado em 2008, o Instituto EDP investiu mais de R$ 100 milhões em projetos socioculturais, que beneficiaram cerca de três milhões de pessoas, em cerca de 400 programas espalhados por todo o País. Somente em 2018, iniciativas apoiadas pela organização favoreceram 80 mil moradores das comunidades do entorno das áreas de atuação da Companhia. O Instituto EDP tem como responsabilidade estruturar os investimentos e as iniciativas sociais da EDP em frentes ligadas à valorização da Língua Portuguesa, à educação, ao desenvolvimento local com geração de renda, ao empreendedorismo e ao voluntariado, por meio do esporte, cultura e saúde.