Visando oferecer suporte necessário para que os municípios atinjam o maior número possível de cães vacinados na próxima campanha de vacinação anti-rábica, o Governo do Estado já está distribuindo kits com materiais específicos para todos os 139 municípios do Tocantins. A distribuição que começou na semana passada para os municípios da Região Centro Sul segue esta quinta-feira, 16, em Palmas, no Anexo I da Secretaria de Estado da Saúde. A partir desta quarta-feira, 15, a distribuição acontece em Araguaína, no polo de Imunização, e vai beneficiar as cidades da Região Macro Norte. A campanha de vacinação anti-rábica acontece de 1º a 31 de março.

Nos kits são disponibilizados vacinas, seringas, descarpax, cartazes

Nos kits são disponibilizados materiais como vacinas, seringas, descarpax, cartazes de divulgação, cambão de contenção, algodão, caixa de isopor, bloco de vacinação, canetas e copos descartáveis. “Estamos encaminhando todo o insumo necessário para que seja feita a vacinação, que terá seu dia D, no dia 18 de março”, afirmou Mary Ruth Batista, diretora de Vigilância das Doenças Vetoriais e Zoonoses da Secretaria de Estado da Saúde.

A diretora enfatizou ainda que a distribuição está sendo feita com antecedência para que os municípios planejem suas ações em tempo hábil e assim a vacinação seja facilitada tanto em zonas urbanas, quanto rurais. “O planejamento e o esforço dos gestores municipais em atingir a meta é muito importante, assim como a conscientização da população em levar seu animal de estimação até um ponto de vacinação, protegê-lo da raiva e, consequentemente, proteger toda a família”, enfatizou.

Municípios receberão kits para campanha - Nielcem Fernandes

Além dos kits, o Estado também fará repasse de recursos para custear as diárias de campo dos técnicos de vacinação dos municípios que irão às áreas rurais.

A expectativa é imunizar 306.800 animais, sendo, 242.751 cães e 64.048 gatos. As doses de vacinas distribuídas visam atender toda esta estimativa.

Casos

No Tocantins, o último registro de raiva canina aconteceu em 2007 no município de Gurupi. Já os últimos casos de raiva humana foram registrados em 2002, sendo um caso no município de Arraias e outro no município de Palmeirópolis.

A raiva

A raiva é uma zoonose viral que consiste em uma encefalite progressiva aguda e letal. Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. A doença apresenta quatro ciclos de transmissão: urbano, silvestre rural e aéreo, sendo o urbano passível de eliminação através da vacinação.