Maria José Cotrim
O prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano tomou posse como presidente da Associação Tocantinense de Municípios do Estado. O governador Marcelo Miranda e prefeitos participaram da Cerimônia assim como os deputados federais Carlos Gaguim e César Halum.
Em entrevista à Gazeta, o novo presente afirmou que quer criar uma escola de gestão para orientar os prefeitos e mencionou ainda que quer garantias do governo com relação às demandas dos municípios.
O prefeito de Santa Rosa, Ailton Cardoso falou em nome dos filiados e elogiou a gestão anterior. ” Certamente conseguiremos conquistar ainda mais”, disse. Ele frisou que é necessário contrapartida financeira para cuidar da população.
O deputado Gaguim roubou a cena e disse que a bancada do Estado tem trabalhado constantemente. ” Diferente de gestor que tem ai que tenta denegrir imagem dos deputados federais e estaduais”, disse ao alfinetar o prefeito de Palmas, Carlos Amastha que fez críticas à bancada do Estado.
O parlamentar afirmou que a bancada destinou recursos para o governo melhorar o custeio da área da saúde. ” o Tocantins tem tudo, é a bola da vez, eu acredito no potencial do nosso Estado”, disse.
O deputado desabafou com relação ao trabalho da bancada inclusive para a capital.
O deputado César Halum propôs uma auditoria da dívida pública para repor recursos aos muncipois. ” Temos que tirar o dinehiro de pagar juros e passar esse dinheiro para o FPE e FPM”, disse.
Ele também seu indiretas: ” Não estamos preocupados com política e em quem vai apoiar quem agora”, disse.
A ATM é uma entidade que representa os municípios e atualmente tem mais de 135 filiados. Jairo foi candidato único na disputa e substitui João Emídio.