Na tarde desta terça-feira, 07, o superintendente de Gestão Ambiental do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Natal César Alves de Castro, por meio da equipe de Educação do órgão, apresentou o Plano de Educação Ambiental para o Estado do Tocantins, para o ano de 2017. Apresentação ocorreu no gabinete da presidência do Instituto e contou com a presença de servidores da instituição.

IMG_9272

O Plano de Educação Ambiental (PEA) para este ano, pretende alicerçar a educação ambiental por meio de um planejamento estrutural, participativo e processual, de maneira a integrar os órgãos municipais, estaduais, federais, iniciativa privada e sociedade civil organizada, visando a efetividade do Plano, como um instrumento de gestão ambiental.

 

O PEA abrange programas como o Protocolo do Fogo, quando em 2016, o Naturatins assinou Termos de Cooperação com 75 dos 139 municípios do Estado. Também está na pauta do Plano, a realização de Fóruns do Lixo e da Cidadania, Projeto Ambiente-se e ainda o desenvolvimento do Programa da A3P – Agenda Ambiental na Administração Pública, com os servidores do Naturatins. Além de realizar de campanhas educativas direcionadas aos municípios, voltadas ao público em geral.

 

Conforme a educadora Ambiental do Naturatins, Maria Alice dos Santos Reis, o Plano foi elaborado em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente (Semarh) e Secretaria de Educação, Juventude e Esportes (Seduc), e tem como objetivo a realização de inúmeras ações ligadas à educação ambiental junto a um público bem diversificado. “Queremos levar essas atividades de sensibilização as comunidades de pescadores, aos ribeirinhos, as quebradeiras de coco, aos indígenas e aos quilombolas”, adiantou.

 

Durante o explanação foi destaque, uma das atividades do Naturatins, que no ano passado beneficiou cerca de 1.200 pessoas com oficina “Vigilante Voluntário do Meio Ambiente”, ministradas em Palmas e no interior do Estado.  A capacitação visou estimular o desenvolvimento de atividades educativas e a construção de um processo participativo nos quais o indivíduo e a coletividade possam construir valores sociais. Além de aprofundar conhecimentos, desenvolver habilidades, atitudes e competência, voltadas   para a  conservação do meio ambiente.

 

Para o superintendente de Gestão Ambiental do Naturatins, Natal César Alves de Castro, a apresentação do Plano de Educação Ambiental (PEA) representa um grande avanço para a educação ambiental no Estado, tendo em vista a contemplação de todas as áreas do meio ambiente. “Temos que trabalhar a consciência da população, pois cuidar do meio ambiente é um dever de todos”. O gestor reforça ainda que o Plano abrange Termos de Cooperação nas esferas municipais, estaduais e federais, bem como comunidades tradicionais e Organizações Não Governamentais (Ong’s).