A Justiça Eleitoral do Tocantins busca cumprir a meta de biometrizar todos os 32.296 eleitores dos municípios de Itaguatins, Axixá, Maurilândia, São Miguel e Sítio Novo, que correspondem a 11ª Zona Eleitoral. Para tanto, será necessário atender em média 500 eleitores por dia até o fim do prazo, no mês de maio.
Para essa demanda, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargadora Ângela Prudente, anunciou durante a audiência pública, na manhã desta terça-feira (14/3), o início do funcionamento de três postos fixos nas cidades de Axixá, Sítio Novo e São Miguel.
Ainda durante a audiência realizada em Itaguatins, a desembargadora Ângela Prudente, propôs às autoridades presentes um pacto para garantir o acesso dos eleitores ao Cartório e aos locais de atendimento para realizar a revisão eleitoral e o cadastramento biométrico. E ressaltou sua preocupação com os eleitores da Região, já que apenas 15% fizeram o cadastramento biométrico. “Temos cerca de 50 dias para trazer mais de 27 mil eleitores ao Cartório e postos de atendimentos”, destacou.
A presidente do TRE-TO ainda lembrou que o título de eleitor é um documento obrigatório e que sem ele o cidadão poderá sofrer consequências graves. “O eleitor sem título ficará impossibilitado de fazer matrícula em universidade, tomar posse em concursos públicos, não pode tirar passaporte, dentre outras consequências. Além disso, se houver redução no eleitorado o município também poderá ficar prejudicado na busca por recursos da União “, ressaltou.
O juiz eleitoral substituto de Itaguatins, José Carlos Tajra, explicou que será necessário uma atuação mais forte e uma logística especial para atender esses eleitores. E falou também do desafio e vanguarda do TRE-TO frente à biometria. “O Tocantins sempre ocupou uma posição de vanguarda em relação aos outros estados, enquanto muitas regiões do Brasil irão iniciar a Biometria nós já estaremos concluindo, servindo assim de exemplo para as demais”.
Também participaram da audiência pública o promotor eleitoral, Paulo Sérgio Ferreira de Almeida, o diretor geral do TRE-TO, Flávio Leali e o coordenador de sistemas eleitorais e logística, Rogério Nogueira. A prefeita de Itaguatins Maria Ivoneide Matos Barreto e o prefeito de Sítio Novo, Alexandre Sousa Abreu também participaram e se comprometeram com o projeto da Biometria.
Na quarta-feira (15/03), a audiência pública será realizada nas cidades de Xambioá e Wanderlândia. Na quinta-feira (16/3), em Goiatins e Filadélfia, terminando na sexta-feira (17/3), em Santa Fé do Araguaia.