Brener Nunes- Gazeta do Cerrado
A Gazeta do Cerrado ouviu a Funai no Tocantins sobre o impacto das queimadas para as comunidades indígenas do Tocantins.
Em entrevista à Gazeta do Cerrado, Conceição Pereira da Costa, indigenista especializado da Funai falou sobre o assunto. “A Funai e o Ibama/prevfogo tem um acordo de cooperação tecnica onde a Funai apoia as ações do prevfogo na prevenção e combate aos incêndios florestais nas terras indígenas, desde acompanhamento na distribuição dos editais na seleção e formação das brigadas indigenas, auxiliando na logística com disponibilização de servidores, veiculos, combustíveis, generos alimenticios, auxilios financeiros para indígenas, equipamentos, disponibilização de espaço físico nas coordenações tecnicas locais que ficam próximas da terras indigenas para uso e instalação do escritorio das brigadas, disponibilização de instrutor para formação das brigadas e acompanhamento no manejo integrado do fogo, na realização das queimas prescritas, na operacionalização das brigadas no combate aos incendios florestais nas terras indígenas”, disse.
Ele explicou ainda: “Apesar de termos um papel de apoio ao Prevfogo atuamos conjuntamente na prevenção e combate aos incêndios florestais nas terras indígenas juridicionadas a Coordenação Regional Araguaia Tocantins. Anualmente elaboramos um plano de trabalho baseado no ACT e nas demandas do Prevfogo/TO encaminhamos o PT para CGMT _ Coordenação Geral de Monitoramento Territorial que é a Coordenação fa Funai em Brasilia para analisar e descentralizar recursos financeiros para custeio dessas atividades”, contou.
O coordenador regional do Funai no Tocantins, Eduardo Macedo, alega que as áreas indígenas estão com focos controlados. “Temos alguns focos, mas são combatidos imediatamente”, afirmou à Gazeta do Cerrado.