Brener Nunes – Gazeta do Cerrado

Palmas amanheceu nesta terça-feira, 02, sob uma nuvem de fumaça causada pelas queimadas na região. O Tocantins é o quarto Estado do país com mais focos de incêndio, são 7.099 focos registrados até agora pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

A fumaça pode causar problemas respiratórios principalmente em crianças e idosos.

Na tarde desta segunda-feira, 02, o Parque Cesamar foi vítima de um incêndio, provavelmente criminoso. As chamas já foram controladas pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.

Focos de incêndios tem sido registrados em várias regiões do Tocantins causando preocupação na população e em órgãos ambientais.

Ainda em julho, o Governo do Tocantins decretou risco de desastre ambiental em 11 cidades do Estado que são: Arraias, Formoso do Araguaia, Goiatins, Lagoa da Confusão, Lizarda, Mateiros, Palmas, Paranã, Pium, Ponte Alta do Tocantins e Rio Sono.

Com os números atuais, o Tocantins aumentou em 50% o número de focos de incêndio em comoração com o mesmo período do ano passado.

Foto: Tirone Barbosa

Disque Queimadas

Desde esse último domingo, 1º, o WhatsApp Ambiental está disponível para denúncias de focos de incêndio. O serviço funciona no número 99988-0030 e busca dar mais celeridade às ações de combate. A iniciativa é da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

O Whatsapp Ambiental ficará disponível durante todo o período de estiagem. Quem for fazer uma denúncia precisará enviar fotos ou vídeos, além de informar o horário em que viu o incêndio ou o flagrante e informar o local exato. Essas informações serão compiladas e enviadas ao Corpo de Bombeiros e órgãos que atuam no combate aos crimes ambientais e queimadas.