Para conscientizar e prevenir as queimadas no Tocantins, Governo do Estado, através dos órgãos competentes realizam ações, desde o início do mês de junho, para evitar e combater os focos de incêndio em todo o Estado, informou a secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
Conforme informação do Estado o Comitê Estadual de Combate a Incêndios Florestais e Controle de Queimadas no Tocantins (Comitê do Fogo) já contabilizou até o momento mais de 2.141 visitas nas áreas que registrou maior índice de focos de calor no ano passado, em 19 municípios.
Entre as orientações é repassado os mecanismos de prevenção de como fazer o manejo do solo e da construção de aceiros, o uso legal do fogo e possíveis penalidades conforme legislação vigente para repressão de atitudes irregulares.


Reforço e equipamentos

De acordo com o Estado foram capacitados mais de 500 brigadistas contratados por 54 municípios para o combate dos focos de incêndio. E ainda o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) contratou mais 60 brigadistas para atuar nas Unidades de Conservação (UC) do Tocantins.
Além das capacitações, as equipes receberam equipamentos de segurança e ferramentas necessárias para combater e apagar os focos de incêndios. A Secretaria Nacional de Segurança Pública, por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, cedeu três caminhões auto bomba tanque florestal (ABTF); três caminhonetes; vestuário próprio; desencarcerador; bomba flutuante; pranchas rígidas de polietileno; equipamento para motociclistas; luvas táticas e para rapel; kit cilindro oxigenoterapia; ressuscitante; mochilas táticas de salvamento e mochilões; e sacos de dormir.


A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP)também disponibilizou o helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).


O Estado informa ainda que na operação de prevenção e combate dos focos de incêndios no Tocantins todos os órgãos competentes trabalham em conjunto a Semarh, Corpo de Bombeiros, da brigada do Naturatins, Prevfogo Ibama e as brigadas municipais.


Denúncia

A secretaria de Meio Ambiente informou ainda que o desde o dia 1 deste mês está funcionando o Whatsapp Ambiental, canal de comunicação para denúncias de crime com o fogo. Ao receber as denúncias, as mesmas são encaminhadas para os órgãos competentes para atuação imediata.