Maju Cotrim
Na próxima sexta-feira, 13, o governo do Tocantins fará mais uma edição do PPA, desta vez no município de Colinas do Tocantins. Estão previstas as presenças do governador Mauro Carlesse e demais secretários de governo.
Colinas é uma cidade estratégica e que tem uma questão muito aguardada pela população que é a estadualização do hospital da cidade, um compromisso de campanha do governador Carlesse.
O assunto tem sido motivo de varias reuniões entre os entes do governo e o prefeito da cidade, Adriano Rabelo, também ansioso para a estadualização. Equipes da área da Saúde do Estado já visitou o hospital varias vezes.
Esse compromisso do governador foi um dos principais de campanha nos municípios do Tocantins e está perto de ser concluído após todo o processo burocrático.
O decreto
O decreto que prevê a estadualização foi publicado ainda em abril do ano passado.O ato assinado pelo Governador Mauro Carlesse (Democratas) cria o Hospital Regional de Colinas.
De acordo com o documento, a decisão foi tomada após audiência pública realizada na cidade e levando em consideração a importância de Colinas do Tocantins para a região do Cerrado Tocantins-Araguaia.
O próximo passo foi a Secretaria de Saúde, a Secretaria da Fazenda e a Secretaria de Planejamento e Orçamento, criarem uma comissão de estudos técnicos para implementação e identificação de infraestrutura, equipamentos, recursos orçamentários e humanos, dentre outros necessários para garantir a oferta de serviços.
Dertins: os trâmites já foram encerrados!
A Gazeta do Cerrado conversou com o deputado Estadual licenciado e atual secretário do governo, Eduardo do Dertins que é um dos representantes da cidade, sobre o assunto. Ele que acompanha o assunto desde o início.
A estadualização desde o ano passado já foi incluída no orçamento deste ano.
“Todos os procedimentos já foram feitos e o governo está adequando os detalhes que faltam”, afirmou em entrevista à Gazeta.
“Se o governo quiser anunciar alguma novidade na sexta não tem nada impeça. Todos os trâmites já foram concluídos, agora é só adequar a transferência da saída da prefeitura para o Estado”, disse.
“Pressão popular e política”
O assunto gerou até uma certa pressão política e até popular sobre i assunto. Na semana passada o prefeito e os vereadores chegaram a almoçar no hospital para checar a qualidade da alimentação.