Equipe Gazeta do Cerrado

Uma nota divulgada nesta quarta-feira, 11, pelos Correios no Tocantins, diz que 87% dos trabalhadores estão exercendo suas funções normalmente, mesmo com a greve em andamento. (Confira na íntegra no final da matéria).

Segundo o Sindicato da classe no estado, 30 unidades já estão fechadas, o que contradiz os dados dos Correios. Segundo a empresa, apenas as agências de Brejinho de Nazaré, Campos Lindos, Centenário, Cristatândia, Novo Alegre, Pium, Recursolândia e Rio Sono estão sem funcionamento.

“No restante dos municípios, as agências estão abertas e todos os serviços estão disponíveis”, diz a nota.

Entenda o caso

Os funcionários dos Correios entraram em greve geral por tempo indeterminado nesta quarta-feira, 11. . A greve foi decretada na noite desta terça-feira (10) em assembleias realizadas em diferentes estados do país.

A categoria quer impedir a redução dos salários e de benefícios, e é contra a privatização da estatal, que foi incluída no mês passado no programa de privatizações do governo Bolsonaro.

O reajuste salarial de 0,8% é um dos principais pontos reclamados pela categoria. No entanto, os trabalhadores querem também a reconsideração quanto a retirada de pais e mães do plano de saúde, melhores condições de trabalho e outros benefícios.

No Estado, são 746 servidores. Há unidades dos Correios em praticamente em todo o estado, exceto nos municípios de Bom Jesus e Chapada da Natividade.

“A decisão foi uma exigência para defender os direitos conquistados em anos de lutas, os salários, os empregos, a estatal pública e o sustento da família”, afirmou em nota a Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (Findect).

Em nota em sua página na internet, a federação informou que a greve foi decretada em São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins, Maranhão e na maioria dos estados do país.

“O principal compromisso da direção dos Correios é conferir à sociedade uma empresa sustentável. Por isso, a estatal conta com os empregados no trabalho de recuperação financeira da empresa e no atendimento à população”, informou a estatal.

Nota dos Correios

Levantamento parcial, realizado na manhã de hoje, demonstra que 87% do efetivo de empregados está presente e trabalhando no Tocantins. Oito agências de Correios estão fechadas – localizadas nas seguintes cidades: Brejinho de Nazaré, Campos Lindos, Centenário, Cristalândia, Novo Alegre, Pium, Recursolândia e Rio Sono. No restante dos municípios, as agências estão abertas e todos os serviços estão disponíveis.

Os Correios já colocaram em prática seu Plano de Continuidade de Negócios para minimizar os impactos à população, que inclui ações como deslocamento de empregados entre as unidades e apoio de pessoal administrativo. O horário de atendimento ao público do Centro de Entrega de Encomendas, localizado no edifício-sede dos Correios em Palmas-TO, foi ampliado. A partir de hoje, clientes poderão retirar suas encomendas das 9h30 às 12h e das 13h30 às 16h30. Caso haja necessidade, a empresa também pode promover mutirões para entrega nos fins de semana.

Negociações

Os Correios participaram de dez encontros na mesa de negociação com os representantes dos trabalhadores, quando foi apresentada a real situação econômica da estatal e propostas para o Acordo dentro das condições possíveis, considerando o prejuízo acumulado na ordem de R$ 3 bilhões. Mas as federações, no entanto, expuseram propostas que superam até mesmo o faturamento anual da empresa, algo insustentável para o projeto de reequilíbrio financeiro em curso pela empresa.

No momento, o principal compromisso da direção dos Correios é conferir à sociedade uma empresa sustentável. Por isso, a estatal conta com os empregados no trabalho de recuperação financeira da empresa e no atendimento à população.