O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e prefeito de Pedro Afonso (TO), Jairo Mariano, concedeu entrevista na qual reforçou que todos os prefeitos do Estado estão convidados a participar da campanha Viva seu Município, promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

A20121022111049_jairo_mariano_credito_emerson_elias_20.10_4_

O presidente ressaltou que a campanha é importante para esclarecer “aos mais variados Municípios do Estado quanto às receitas e os gastos e a defasagem dos recursos federais repassados”.

Segundo ele, a campanha permite uma interação maior com a comunidade e, “consequentemente, dá uma transparência maior com relação aos recursos que entram nas prefeituras e a todas as despesas que são realizadas”.

“Por meio da transparência, os gestores têm condição de ter uma maior aplicabilidade dos recursos públicos. Quando não se existiam os portais de transparência, isso tudo era uma incógnita. Hoje, essas informações contribuem diretamente para a eficiência do poder público”, disse ele.

O que fazer
O presidente da associação informou que, durante a campanha, o momento é ideal para os prefeitos irem de fato às praças públicas para detalhar as ações desenvolvidas nos Municípios. Ele aconselhou os prefeitos a falarem sobre o momento difícil pelo qual passam os Municípios, principalmente os menores.

Conforme explicou, um exemplo “nítido” disso pode ser dado com o Programa Estratégia Saúde da Família. “Recebemos um repasse, para bancar o programa, do governo federal em torno de R$ 10 mil. Mas nós gastamos mais de R$ 35 mil no geral”, disse ele.

“Então a prefeitura banca parte disso e é importante que as comunidades saibam que os Municípios são, de certa forma, penalizados com os programas e com a redução permanente dos recursos repassados em favor dos Municípios”, completou.