Maju Cotrim

O deputado federal Tiago Dimas (SD-TO) e o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, participaram, nesta quinta-feira, 12 de setembro, do IBAS (International Brazil Air Show), uma feira sobre o mercado da aviação no Brasil.

Para Dimas, aviação regional tem, finalmente, evoluido no Brasil. São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul são os melhores exemplos. A utilização de aeronaves menores do tipo Caravan são viáveis para voos mais curtos, integrando o estado e levando passageiros até aeroportos com operações das grandes companhias. “É o que queremos para o Tocantins: Araguatins-Araguaína-Palmas-Gurupi e ainda a possibilidade de Palmas-Jalapão, Balsas-Araguaína e Redenção-Palmas”, comentou.

“Para acontecer, a participação e a vontade do Governo do Tocantins é fundamental. É o que faremos em breve: reunir essas empresas com o governador Mauro Carlesse!”, Afirmou Dimas.

Incentivo em vigor

No Tocantins está em vigor o Incentivo para a redução de 14% para até 3% no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos combustíveis para aviação. A alíquota do tributo tem queda progressiva na base de cálculo, conforme investimentos das empresas aéreas na aviação comercial no Tocantins.

A Medida Provisória (MP) com a proposta foi assinada pelo governador do Estado, Mauro Carlesse, no dia 8 de fevereiro deste ano, e aprovada pelos deputados estaduais, com alteração nas faixas de desconto. A medida visa fomentar o setor de aviação no Estado, além de incentivar a ampliação do número de rotas de voos que contemplem o Tocantins como ponto de partida e chegada, tendo referência não só a Capital, mas também outros municípios.

Foto na IBAS – International Brazil Air Show, em São Paulo: Tiago Dimas (Dep Federal), Eduardo Bernardi (Diretor da SAC – Secretaria de Aviação Civil), Rui Aquino (presidente da cia aérea regional Two Flex) e Ronaldo Dimas (Prefeito de Araguaína).