Pallets são estruturas feitas de madeira (ou ainda metal ou plástico), as quais são comumente usadas para armazenar e transportar produtos. Você vai reconhecê-los dos caixotes das feiras, mas, como tudo é possível na decoração, os paletes podem ser trazidos para dentro de casa, servindo como material para mesas de centro, fruteiras, cabeceiras e até revestimento para paredes.
A grande vantagem é o baixo custo e a fácil adaptação, podendo receber diferentes acabamentos, como verniz e camadas de tinta.
Confira aqui várias inspirações que certamente vai ajudar bastante. Os quatro projetos abaixo vão te dar ideias de como usá-los em diferentes ambientes.
1. A designer de interiores Natasha Frota, do escritório Garimpório, investiu nas tábuas de madeira para decorar o quarto de hóspedes, com uma cama de pallets. Ali, a decoração rústica segue dos tijolinhos na parede para os quadros étnicos e a estampa da colcha.
2. O uso mais tradicional dos paletes na decoração é para mesas de centro. No edifício Copan, a versão do jornalista Gustavo Poloni é bem baixinha e extensa. Ela foi criada pelo próprio morador, para compor o apê no icônico edifício projetado por Oscar Niemeyer e reformado pelos arquitetos do SuperLimão Studio.
3. No co-working projetado pelo IBD Arquitetura e Interiores, as ripas de madeira revestem toda uma parede. O orçamento reduzido foi o grande incentivador da criatividade na decoração, que reaproveita itens inesperados. Neste caso, a superfície é, em parte, formada a partir de caixas de feiras, recebendo camadas de verniz escuro para aparentar uma madeira de demolição.
4. Que tal trocar uma cabeceira tradicional por um ripado de paletes? Essa foi a ideia de João Velloso e José Oliveira, que assinaram juntos o quarto de uma mostra de decoração que aconteceu na Fábrica da Bhering. Com pegada street, os ambientes tiveram grande parte das peças e materiais feitos a partir de itens encontrados no lixo e em caçambas.
Fotos para se inspirar:
Sim! Dá pra mudar a casa toda usando pallets. No you tube tem muitos tutoriais de como transformar a peça em uma verdadeira obra de arte, mas se preferir, com certeza seu marceneiro vai facilitar pra você!
*Com informações da Revista Casa e Jardim