Chegou o dia do evento político e social mais aguardado de Brasília: é hora de conhecer os melhores parlamentares do ano. Está quase tudo pronto para a grande festa do Prêmio Congresso em Foco 2019, que será realizada às 20h desta quinta-feira (19) no Espaço de Eventos Porto Vittoria, em Brasília.

O palco, as mesas e a decoração estão sendo montados. As equipes técnicas, de som, vídeo e iluminação, fazem os últimos ajustes. As dezenas de profissionais envolvidos nos preparativos discutem os detalhes finais de organização e de logística.

O prêmio reconhece os parlamentares que – na avaliação do público que vota pela internet, dos jornalistas que cobrem o Congresso e de um júri especializado – melhor representam a população neste ano.

Os cerca de 400 parlamentares que estavam aptos à votação aguardam com grande expectativa o evento, que será transmitido ao vivo pelo Congresso em Foco. Os premiados só serão conhecidos na noite desta quinta-feira, na qual a jornalista Cristina Serra atuará como mestre de cerimônia. Cristina participou de um ensaio no local do evento nessa quarta-feira (18).

Caberá a ela anunciar e chamar ao palco os congressistas que mais se destacaram no exercício do mandato parlamentar ao longo do ano. Além dos “Melhores Deputados” e “Melhores Senadores”, também serão homenageados os parlamentares que mais se destacaram em três categorias especiais: “Clima & Sustentabilidade”, patrocinada pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), “Apoio ao Empreendedorismo e “Valorização dos Bancos Públicos”, esta com apoio da Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb).

A Gazeta apurou que vai ter parlamentar do Tocantins dentre os premiados em uma das categorias. Em meio ao suspense e ao sigilo da premiação, apuramos que ao menos um senador da bancada e um deputado federal do Tocantins devem receber prêmios. Nós vamos acompanhar a premiação.

Agora em sua 12ª edição, o prêmio tem como finalidade distinguir os melhores parlamentares do Congresso Nacional e estimular a sociedade a acompanhar seus representantes de modo ativo, assim como a participar plenamente da vida política.