Apesar de ser institucional, o evento de encerramento da Consulta Pública do Plano Plurianual do Tocantins (PPA) na manhã desta sexta-feira, 20, teve discursos bem políticos, com tom de pré-candidaturas às eleições municipais que se aproximam.
O vice-governador Wanderlei Barbosa, filho do ex-prefeito Fenelon Barbosa e tido como um pré-candidato em Palmas, ressaltou a parceria do governo do Estado com o município e fez uma ressalva quanto ao alto preço das contas de água dentre outras demandas da Capital. “Nós temos que observar isso com a BRK, há contas em valores muito altos”, disse.
A deputada estadual Claudia Lelis, cujo marido foi candidato a prefeito em Palmas, falou sobre a inclusão da defesa dos animais de pequeno porte, especialmente porque há, segundo ela, uma grande quantidade de animais abandonados na Capital. E reforçou seu compromisso com o turismo, especialmente quanto à ciclovia de Taquaralto a Taquaruçu.
Pré-candidata pelo PSL, Vanda Monteiro, em discurso progressista, defendeu a construção do Hospital Municipal e a prioridade de resolução à regularização fundiária.
A prefeita, Cinthia Ribeiro falou da relevância do palanque, composto por “pessoas com uma história com a Capital” e que a política se faz em campanha. “Desfeitos os palanques vamos todos trabalhar em conjunto para a população”. Alvo de recentes ataques nas redes sociais, a prefeita ressaltou que é “uma fiel soldada para executar as coisas da cidade e sem nenhuma vaidade”.
Luana Ribeiro
Já a deputada Luana Ribeiro, pré-candidata à prefeitura de Palmas em 2012, não entrou no mesmo tom. Ao contrário, circulou entre todos, sendo cordial com a prefeita Cinthia, abraçando-a e conversando com ela e, no discurso, tecendo elogios ao vice-governador Wandelei Barbosa, com quem conversou por alguns minutos ao pé do ouvido, ainda no evento.