Lucas Eurilio – Gazeta do Cerrado

Dia 27 de setembro é celebrado do Dia Nacional de Doação de Órgãos em todo o Brasil. O objetivo da data é conscientizar a população sobre a importância de se doar órgãos e tecidos.

No Tocantins, após ser implantado o serviço de coleta de múltiplos órgãos, cinco famílias autorizaram a doação de órgãos de parentes. Atualmente, o estado realiza apenas transplante de córnea.

Ao todo, 155 córneas foram doadas e existem 59 pacientes a espera de um transplante.

Sabe como ser doador de órgãos e tecidos?

Segundo o Ministério da Saúde, é preciso conversar com familiares, somente eles podem autorizar a doação em caso de morte.

Basta explicar e deixar explícito o desejo em ser doador.

Ainda conforme o Ministério, existem dois tipos de doadores. O primeiro é o vivo, ou seja, pode ser qualquer pessoa que concorde com a doação, desde que não prejudique a sua própria saúde. O doador vivo pode doar um dos rins, parte do fígado, parte da medula óssea ou parte do pulmão. Pela lei, parentes até o quarto grau e cônjuges podem ser doadores. Não parentes, só com autorização judicial.

Pacientes que morreram, São pessoas com morte encefálica, geralmente vítimas de catástrofes cerebrais, como traumatismo craniano ou AVC (derrame cerebral).