Dando prosseguimento aos cursos de capacitação aos empreendedores que aderiram no Projeto Turístico do Destino de Taquaruçu começou nesta quarta, 26, e vai até segunda, 30, curso de fotografia com celular. O curso foi dividido por turmas e está sendo ofertado em Taquaruçu, no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), e também em Taquaruçu Grande, na Estância Garra. As oficinas estão sendo ministradas no período integral: manhã das 08 às 12 horas, tarde das 13 às 15 horas; e à noite das 18 às 21horas.
De acordo com o consultor Maicon Dimbarre, os cursos de fotografia são para as áreas alimentos e bebidas; artesanato e meios de hospedagem; empresários de Taquaruçu Grande e aos condutores locais, agências de viagem e empresários que estão participando da 47ª Abav Expo Internacional de Turismo.
Os cursos estão divididos em três módulos (teóricos e a práticas) que são: técnicas básicas de fotografia e utilização dos recursos do seu smartphone; aula prática de fotografia com celular e recursos visuais; além da edição de fotografia e vídeos para redes sociais, criação de conteúdo e estratégias para divulgação e promoção para redes sociais.
Para o professor, profissional da área fotográfica, Hiroyuki André Fonseca, a finalidade do curso é de permitir aos alunos aprenderem técnicas de fotografia, edição de fotos e vídeos, postagens em redes sociais para promover os seus negócios com técnicas e criação de conteúdos às redes sociais. “Percebemos a necessidade dos empreendedores de produzirem conteúdos que possam dar visibilidade à Taquaruçu pelas redes sociais. O curso ensinou exatamente o básico de como usar a câmera do celular, uma ferramenta que apresenta funções básicas, porém ajuda bastante com a luz, composição, enquadramento e foco se usarem corretamente”, explicou.
A estudante Jaqueline Silveira, representando a Pousada Morada do Amor, contou da relevância de cursos como este para a estruturação do projeto Destino Taquaruçu. “Com o curso de fotografia aprendi a teoria e prática, o importante que podemos exaltar, principalmente valorizar no sentido de preservar a região, porque se você quer tirar uma foto e divulgar nas redes sociais, logo você precisa cuidar do lugar”, disse a jovem.
Projeto de Estruturação Turística de Taquaruçu
O projeto é uma parceria entre o Sebrae Tocantins, Sebrae Nacional e a Prefeitura de Palmas, por meio da Agtur. A parceria teve início em 2014 com o objetivo de trabalhar a estruturação de atividades relacionadas ao turismo em Taquaruçu e Taquaruçu Grande. Nesse período, cerca de 70 pequenos empresários receberam capacitações, consultorias empresariais, missões tecnológicas, apoio à governança local e acesso a eventos nacionais.
Conforme o Diagnóstico Turístico do Projeto de Estruturação Turística de Taquaruçu, 80% dos negócios são voltados ao segmento da alimentação e 66% aos serviços de apoio ao turista. Entre os 19 negócios relacionados a atividades turísticas com atrativos, 10 possuem cachoeiras.
fonte: Secom Palmas