Neste domingo, 29, três aviões-tanque cedidos ao Brasil pelo Governo do Chile chegaram à Palmas. As aeronaves, modelo Air Tractor 802, são capazes de levar 3 mil litros de água em cada voo. Elas serão usadas para reforçar a operação Verde Brasil, do Exército e da Marinha, que está combatendo queimadas no Tocantins. Os aviões pousaram por volta do meio dia no aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues vindo do Pará, onde estavam combatendo outros focos. As aeronaves são operadas por pilotos que também vieram do Chile.

Além dos três aviões, a força-tarefa da operação conta com um helicóptero da Marinha e mais de 600 militares do Exército. Eles foram mandados primeiro à Floresta Amazônica e agora começam a atuar contra os focos no cerrado.

Saiba mais sobre a Operação Verde Brasil:

https://gazetadocerrado.com.br/com-operacao-verde-brasil-combate-a-focos-de-incendios-em-areas-de-reservas-no-tocantins-tem-acoes-planejadas/

A Operação atuou na Ilha do Bananal, Serras do Carmo e Lajeado; confira:

https://gazetadocerrado.com.br/reforco-em-campo-forcas-armadas-atuam-na-ilha-do-bananal-serras-do-carmo-e-lajeado-no-combate-ao-fogo/

Desde o começo de 2019, o Tocantins já registrou mais de 11 mil focos de queimadas. O número é maior que o total registrado em todo o ano de 2018.

As aeronaves chegaram no dia que a chuva deu o ar da graça.

Pelas redes sociais e em matérias da Gazeta sobre o assunto, vários moradores de Palmas questionaram a chegada das aeronaves em dia de chuva. Elas chegam após 11 mil focos de queimadas. “Já podem ir embora porque a chuva chegou Antes”, comentou um internauta.