Maju Cotrim

O governador em exercício, Wanderlei Barbosa participou em Brasília de reunião com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre nesta segunda-feira, 30, em Brasília. O encontro foi na residência oficial do Senado teve ainda participação do senador pelo Tocantins e segundo secretário do Senado, Eduardo Gomes.

O presidente do Senado afirmou que o encontro foi sobre os recursos dos leilões do pré-sal a estados e municípios. “A distribuição dos recursos do Pré-sal aos estados e municípios prevista na PEC da cessão onerosa esta em análise na Câmara dos deputados , debatemos agora com o ministro da Casa Civil e governadores”, afirmou.

À Gazeta, Wanderlei disse que a avaliação do encontro é positiva e que agora vai alinhar com os deputados do Estado para concretizar. Ele está no comando do Estado em razão de viagem internacional do titular Mauro Carlesse.

A pauta do encontro foi a tentativa de garantir os critérios de distribuição dos recursos do megaleilão do petróleo. A Câmara tenta aprovar uma proposta garantindo que o dinheiro seja repassado para governadores e prefeitos por meio de emendas impositivas de parlamentares – o que daria ao Congresso controle e protagonismo maiores no tema.

Na semana passada, o Congresso Nacional promulgou uma emenda constitucional que garante o megaleilão do petróleo, previsto para novembro. Os critérios para divisão dos recursos da chamada cessão onerosa com Estados e municípios, no entanto, se transformaram em outra proposta que terá de ser analisada pela Câmara e pelo Senado.