No início desta semana, a Prefeitura de Palmas começou a receber do Ministério da Saúde vacinas que são oferecidas na rede de saúde e que estavam em atraso em todo o País.  Enquanto o fornecimento não é regularizado pelo Governo Federal, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) criou uma estratégia para monitorar os estoques, buscando priorizar a vacinação aos locais de referência da Capital.

Vacina

Confira como estará o fornecimento das vacinas:

 

Febre Amarela

Palmas recebeu 4.000 doses na última sexta feira, 17, e a reposição do estoque nas 31 salas de vacina do município já foi feita. Esse quantitativo é o suficiente para abastecer a rede por aproximadamente um mês, considerando a demanda rotineira.

 

Pólio Oral

Esse imunobiológico também estava em falta. Ele é administrado em crianças de 15 meses e 04 anos. A reposição do estoque foi feita na última sexta feira, 17. O município recebeu 2.500 doses.

 

Hepatite B

Nesta quarta-feira, 22, Palmas recebeu apenas 1.500 doses de vacina contra hepatite B, número suficiente para atender a nossa demanda. Os recém-nascidos devem receber a vacina até 30 dias de vida. Caso não seja administrada nesse período, a criança realizará o esquema para hepatite B com a vacina pentavalente, que também protege contra essa doença, aos 02, 04 e 06 meses. Para os adultos, o esquema é de três doses para pessoas sem comprovação vacinal.

 

Vacina antirrábica humana

O estoque está reduzido e essa vacina está sendo administrada apenas nas Unidades de Pronto Atendimento Norte e Sul.

 

BCG

O estoque desta vacina está reduzido. Devido a isto, e à pequena validade do imunobiológico após a diluição do frasco de 10 doses, a vacinação está sendo realizada por agendamento nas seguintes unidades de saúde: Policlínica 108 sul, CSC 403 sul, CSC 806 sul e CSC Eugênio Pinheiro – Aureny I.

 

Vacina Tríplice Viral

Está em falta no momento. Quando houver reposição do estoque a Semus enviará para as salas de vacinas.

Os outros imunobiológicos que fazem parte do calendário básico de vacinação estão disponíveis nas salas de vacina dos Centros de Saúde da Comunidade.