Maju Cotrim

Esta semana suas grandes pautas devem estar no centro da discussão política no Tocantins: as definições sobre a suspensão dos incentivos fiscais para os frigoríficos no Tocantins e a votação da data-base dos poderes na Assembleia Legislativa.

Além disso há expectativa de haverá nova fase e desdobramentos de mais Operações da Polícia Federal no Tocantins.

Frigoríficos

A suspensão dos benefícios fiscais para os frigoríficos teve ampla repercussão e acabou a semana com decisão judicial determinando a suspensão da Portaria. Politicamente o assunto rendeu críticas e uma reunião nesta terça-feira vai tratar o assunto entre governo e empresários.

O governador Mauro Carlesse deve participar ativamente das discussões. O governo ainda não tinha sido notificado da decisão de até 24 horas suspender a portaria.

A reação em cadeia dos frigoríficos e a decisão judicial do Tribunal de Justiça trarão novos desdobramentos e polêmica. Por outro lado, o governo pretende passar o pente fino nos benefícios para checar como está afinal o Estado abre mão de milhões para as empresas.

Data-base

Esta semana os projetos de data-base podem ser votados na Assembleia. Sindicatos tentam pressionar com faixas e reuniões com deputados nos corredores em busca do índice do INPC porém a tendência é que todos os índices sejam aprovados em 1% após ampla articulação e pedido do governo tendo em vista as contas do Estado.

Tem mais Operação?

Nos bastidores há mais expectativa para mais desdobramentos da Operação da Polícia Federal que apura suspeitas de desvios e investiga acusações contra o ex-governador Marcelo Miranda.

A Gazeta acompanha todos os detalhes sobre estes e outros assuntos e traz cobertura completa de todos os desdobramentos.