Brener Nunes – Gazeta do Cerrado

O Tocantins é o Estado mais novo do Brasil, assim, sua população é formada por pessoas de diversas partes do Brasil. Muitos nordestinos saíram de sua região de origem para tentar uma vida de mais oportunidades nesta nova terra.

Nesta terça-feira, 08 de outubro, comemora-se o Dia do Nordestino. A data homenageia toda a diversidade folclórica e cultural típica da região Nordeste do país.

O Nordeste é muito conhecido pelas paisagens naturais, música, culinária, superstições, festas e artesanato.

A Gazeta conversou na manhã desta terça-feira, com o presidente da Associação dos Nordestinos no Tocantins, Walter Nordestino, que afirmou que a cultura da região influenciou por completo a cultura tocantinense. “O forró, a quadrilha, a comida. Muita coisa do tocantinense veio do Nordeste”, afirmou o presidente.

Arraiá da Capital – Foto – Junior Suzuki

Ele conta que a cultura nordestina é vista nas escolas e nas feiras, e em todos os lugares. “A música tocantinense é influenciada pela Nordeste, a educação nas escolas com o cordel, o repente”, contou à Gazeta.

Divulgação

Walter Nordestino também contou que cerca de 22,3% da população do Tocantins é nordestina.

Em Palmas, 43% da população é nordestina, dentro deste número, 50% por maranhenses, afirmou Walter Nordestino.

O Nordeste brasileiro é formado pelos estados do Maranhão, Alagoas, Bahia, Ceará, Sergipe, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Origem do Dia do Nordestino

Segundo o Portal Calendarr Brasil, a criação da data é homenagem ao poeta, cantor e compositor cearense Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré.

O Dia do Nordestino foi oficializado com a lei n° 14.952, de 13 de julho de 2009, em São Paulo.