Um total de 254.041 eleitores do Tocantins declararam não ter o ensino fundamental completo. Este número representa 24,4% do eleitorado do estado. Os dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral e mostram ainda que o número de analfabetos é de 72.863.
O perfil do eleitorado revela também que, apesar de o Tocantins ser o estado mais novo do país, a faixa da população que deve votar é madura. O maior percentual é de votantes que têm entre 30 a 34 anos.
“A gente espera que este voto seja mais qualitativo, é um voto mais experiente, as pessoas devem avaliar mais o perfil dos candidatos, vão avaliar a atuação dos que estão representando”, argumentou o chefe da 1ª Zona Eleitoral em Araguaína, Amilton Brasileiro.
No total, 1.037.063 pessoas aptas a votar este ano. O número aumentou 4,7% em relação às últimas eleições municipais em 2012. O maior número está na capital com 172.344 pessoas estão aptas a votar.
“Várias pessoas que residiam aqui e que simplesmente estavam trabalhando, resolveram fixar residência. Esse eleitorado se deve também ao crescimento dos menores, aquela faixa etária de 16 a 18 anos. O Tribunal fez um trabalho intensivo para que estes eleitores também fizessem a inscrição no seu cadastro eleitoral”, explicou o chefe da 1ª Zona Eleitoral.
Fonte:G1 To com informações da TV Anhanguera