Maju Cotrim

Um parlamentar do Tocantins, o senador Eduardo Gomes- MDB, líder do governo Bolsonaro no Congresso, foi eleito para integrar a “Elite Parlamentar”, seleção dos parlamentares mais influentes de 2019, feita pela sondagem Arko Advice neste mês de outubro. O levantamento está divulgado oficialmente.

O critério de seleção leva em consideração o posto formal ocupado pelo parlamentar (líder, membro da Mesa, presidente de comissão, relatores de matérias importantes), bem como a qualificação e influência na agenda política e legislativa.

Ele está no grupo das lideranças formais, que segundo o levantamento, são escolhidas por ocupantes de lideranças partidárias dos principais partidos ou de blocos parlamentares, tanto na Câmara quanto no Senado com influência sobre seus liderados e participam das decisões políticas em conjunto com as Presidências das Casas. Estes, segundo considera o estudo, Contribuem decisivamente para o formato final das deliberações.

A Elite Parlamentar Arko Advice 2019 é formada por 110 parlamentares: 74 deputados federais e 36 senadores. Gomes é o único do Tocantins na lista.

A Arko

A Arko é a principal empresa brasileira de análise política, estratégia e public affairs. Com sede em Brasília e escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Nova Iorque e Londres, tem em seu portfolio mais de 100 clientes, incluindo dezenas de empresas Fortune 500 dos mais diversos setores e indústrias.

A metodologia da Elite Parlamentar, segundo a empresa, se baseia na conceituação e identificação das “lideranças formais” e “lideranças informais” do Congresso Nacional durante o ano de 2019. “Membros da elite parlamentar são aqueles com grau variado de importância: negociam com o Executivo, representam grupos de pressão, operam na busca do consenso e influenciam nas decisões do Executivo ou deixam sua marca no processo deliberativo do Congresso Nacional”, diz o estudo.

“Cabeça do Congresso”

Este ano, Gomes foi o único do Tocantins a ser eleito um dos cabeças do Congresso. Ele galgou espaços inéditos para o Estado como conseguir já no primeiro mandato no Senado ser segundo secretário da mesa além de ser indicado vice-líder do governo Bolsonaro. Desde a semana passada, Gomes foi escolhido por Bolsonaro líder do governo no Congresso