Maju Cotrim

Uma discussão para que o Tocantins tenha voos regionais inclusive com abertura do mercado para novas empresas acontece nesta quarta-feira, 23, em Brasília. O governador Mauro Carlesse, prefeitos e até representantes da Infraero estão presentes.

Conforme a Gazeta apurou, a reunião foi planejada e organizada pelo deputado federal Tiago Dimas.

Representantes de companhias aéreas nacionais e regionais discutem a ampliação de voos para cidades como Araguaína e Gurupi com possibilidade de uso da legislação sobre combustível aéreo (alíquota) para voos dentro do Tocantins.

Um case de sucesso do modelo no Rio Grande do Sul é analisado.

A aviação regional tem, finalmente, evoluido no Brasil. São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul são os melhores exemplos. A utilização de aeronaves menores do tipo Caravan são viáveis para voos mais curtos, integrando o estado e levando passageiros até aeroportos com operações das grandes companhias.

Incentivo em vigor

No Tocantins está em vigor o incentivo para a redução de 14% para até 3% no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos combustíveis para aviação. A alíquota do tributo tem queda progressiva na base de cálculo, conforme investimentos das empresas aéreas na aviação comercial no Tocantins.


O secretário da Fazenda, Sandro Armando, Rui Aquino, presidente da cCia Two Flex, Airton, diretor da ABEAR , Eduardo Bernardo, Diretor SAC, Thais Amaral, do Ministério do Turismo além dos prefeitos Ronaldo Dimas e Laurez Moreira de Araguaína e Gurupi, respectivamente.

O governador Mauro Carlesse busca interiorizar o atendimento para voos domésticos como forma de impulsionar o desenvolvimento regional.