O governador Marcelo Miranda assina nesta quinta-feira, 30Termo de Cooperação com o Instituto Ayrton Senna para implementação dos programas educacionais: Se Liga, Acelera e Circuito Campeão. A assinatura do Termo acontecerá na sede do Instituto, em São Paulo, e contará com a presença da gestora da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), professora Wanessa Zavarese Sechim.

Professora-em-sala-de-aula-reudação-da-carga-horária-educação-tocantins-governo-do-tocantins

Os programas, que serão executados pela Seduc, visam à reunião de esforços para que as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) sejam alcançadas pelo Estado do Tocantins. A perspectiva é que com o Se Liga Tocantins sejam alfabetizados os alunos de 9 a 14 anos de idade, que estejam em distorção idade-ano, matriculados nas turmas do 3º ao 5º ano; já o Acelera Brasil busca eliminar a defasagem entre a idade do aluno e o ano por ele cursado, que estejam devidamente alfabetizados; enquanto o Circuito Campeão propõe o gerenciamento da aprendizagem dos alunos, com foco nos primeiros anos do Ensino Fundamental.

 

Os programas já foram executados no Tocantins de 2004 a 2009. Em seu último ano, mais de 50 mil alunos participaram do Circuito Campeão, com 92,7% alfabetizados e aprovados. O Se Liga e o Acelera Brasil atenderam mais de 30 mil alunos, sendo que 98,9% dos concluintes do Se Liga foram alfabetizados, ou seja, quase 100%. No Acelera não foi diferente, 99,7% foram acelerados ou promovidos, quase a totalidade de meninos e meninas beneficiados.